Hoje, dia 11 de junho, teve início na Unifesp, em todos os seus campi, o IV Congresso Acadêmico com o tema Universidade e Sociedade: Saberes em Diálogo.
No Campus Baixada Santista, no período da manhã, houve a conferência de abertura, com a apresentação do Prof. Odilon José Roble – Faculdade de Educação Física da Unicamp, que, a partir da Filosofia, mostrou uma perspectiva da relação universidade e sociedade enfatizando o tripé ensino, pesquisa e extensão, e a universidade como um local de produção de novos saberes junto com a sociedade, na sociedade e para sociedade.
Em seguida, contamos com a apresentação do Prof. Wagner Vilegas - Unesp, que propiciou a oportunidade de pensar como é possível construir a interdisciplinaridade com o diálogo entre a Química, a Arte, a Biologia, naquilo que ele mesmo intitulou A Beleza Molecular da Biodiversidade.
De acordo com a Profa. Sylvia Batista, Diretora do Campus, foi uma manhã marcada por uma perspectiva interdisciplinar e pela importância da universidade estar sintonizada com as demandas.
No período da tarde, houve a apresentação dos trabalhos dos diferentes Programas Acadêmicos, na modalidade oral e na modalidade pôster. Também houve apresentações artísticas da 4ª Mostra Unifesp Mostra sua Arte, além da apresentação do projeto de Extensão Spartacus, coordenado pelas professoras Rosângela Chriguer e Danielle Caranti, na qual um grupo composto por discentes, docentes e demais integrantes da comunidade acadêmica, realizaram uma breve apresentação de Ballet Clássico.
Na mesma tarde, ocorreu ainda o lançamento de três livros organizados por docentes do Campus - Cirandas do brincar: formações e práticas profissionais - Profa. Andrea Jurdi e Prof.ª Carla Cilene Baptista (Orgs.); Qualidade de> vida, esporte e lazer no cotidiano do universitário - Profa Nara Rejane Cruz de Oliveira (Org) e Técnica dietética: teoria e aplicações - Profa. Semíramis Domene.
Segundo a Diretora, “hoje é um dia que o campus esta com uma vida muito mais intensa e interativa. É um clima de cultura acadêmica, de busca de relação com a sociedade, de relação com o saber, que é o que acreditamos para Universidade Pública socialmente referenciada”.