Inscrições para o processo seletivo (Mestrado 2019) do Programa de Pós-Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos

A partir de 24 de setembro, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de alunos (Mestrado 2019) para o Programa de Pós-Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos.

Cronograma do processo de seleção:

• 24 de setembro a 23 de novembro: inscrições;
  • 30 de novembro: 1ª fase (prova conhecimento especifico e inglês);
  • 04 de dezembro: resultado da primeira fase;
  • 07 de dezembro: 2ª fase (entrevista e análise do currículo).
  • 10 de dezembro: resultado final.

Orientações:

Inscrição:

• O candidato deve entrar primeiramente em contato com o docente do programa com o qual pretende desenvolver seu projeto de pesquisa (acesse aqui).
  • É exigido como documentação, providenciar uma carta do possível orientador aceitando a orientação, devendo conter a assinatura do orientador, ser digitalizada em arquivo formato PDF, e posteriormente encaminhada junto aos demais documentos solicitados: RG, CPF, Diploma de Graduação (frente e verso), Histórico de Graduação e Currículo Lattes (todos em formato PDF), além de uma foto 3x4 digitalizada (em formato JPEG/JPG, XPM, GIF ou PNG).
  • Caso o candidato não tenha em mãos o diploma de graduação, será necessário o envio de uma declaração da universidade informando a previsão de conclusão do curso ou o protocolo de solicitação do diploma.

Processo de seleção será composto pelas seguintes etapas:

• Primeira fase: essa fase será constituída pela prova de conhecimentos específicos (de caráter eliminatório e classificatório) e conhecimentos da língua inglesa (de caráter eliminatório). Com isso, todos os candidatos que alcançarem nota igual ou superior a sete pontos na prova de conhecimentos específicos e nota igual ou superior a cinco pontos na prova de conhecimento da língua inglesa, estarão aprovados para a segunda fase.
    A primeira fase terá duração de 4 horas para a prova de conhecimento específicos e de 2 horas para a prova de conhecimento da língua inglesa.
    • Prova de conhecimento específicos: no dia da seleção será apresentado ao candidato 1 artigo científico na língua inglesa, que abordará um tema específico da linha de pesquisa que foi escolhida pelo candidato no momento da inscrição. O candidato responderá as questões referentes ao texto e poderá fazer uso de dicionário Inglês-Português para a realização da prova.
    • Prova de conhecimento da língua inglesa (proficiência em inglês): constituída por um texto em inglês, abordando um tema geral. O candidato deverá responder 10 questões de múltipla escolha, podendo fazer uso de dicionário Inglês-Português.
  • Segunda fase:
    • Entrevista (de caráter eliminatório);
    • Análise do Currículo Lattes (de caráter classificatório).

Informações:

• Número de vagas: clique aqui para visualizar o número de vagas disponibilizadas por docente.
  • Os artigos científicos e textos que serão utilizados durante a primeira fase estarão disponíveis aos candidatos somente no momento da prova.
  • O local das provas será informado por email.
  • No dia 30 de novembro, a prova específica terá início às 8h30, e a de inglês às 14 horas.
  • O local e horário da segunda fase será informada quando da divulgação do resultado.

Clique aqui para efetuar sua inscrição.