Unifesp discute em evento os desafios do setor energético brasileiro

No último dia 18 ocorreu o Workshop “Matriz Energética Brasileira”, promovido pelos professores do Departamento de Ciências do Mar do Campus Baixada Santista da Unifesp: Fernando Ramos Martins, Cledson Akio Sakurai, Liliane Janikian e Emiliano Castro. O evento foi realizado de forma conjunta com os estudantes do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, e contou com a parceria da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos. O Workshop integrou as atividades da Semana de Ciências do Mar e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O evento, que reuniu cerca de 60 pessoas, abriu um espaço para discussão dos cenários apresentados nos documentos de planejamento do setor energético brasileiro e dos desafios e perspectivas futuras para alavancar o uso de fontes alternativas com base em três pilares de sustentação: garantir a segurança energética do país, assegurar a sustentabilidade socioambiental do setor, e ampliar o suporte técnico-científico para o desenvolvimento tecnológico com base na capacitação de recursos humanos e apoio à pesquisa e desenvolvimento em território nacional.

O workshop, foi composto por duas mesas redondas, reunindo pesquisadores e representantes das organizações governamentais e não-governamentais com atividades diretamente relacionadas às temáticas apresentadas, e resultou em documentos que podem ser consultados por meio do link: https://drive.google.com/drive/folders/1QQJjstJ6o6BwLeNqfm_X3dKrCfLL2dzA?usp=sharing

Confira também algumas fotos do evento.

6_4_Workshop_Matriz_Energetica_Brasileira.jpg
Prof. Ildo Sauer, diretor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, que contribui com um
breve histórico da evolução do setor elétrico brasileiro para a compreensão das dificuldades atuais do setor e com
propostas para o aprimoramento da gestão do sistema elétrico nacional.

5_Workshop_Matriz_Energetica_Brasileira.jpg

Composição da Mesa para a discussão do setor elétrico brasileiro. Da esquerda para a direita: Prof. Ildo Sauer (IEE/USP);
Marcio Naumann (Petrobras); Almicar Guerreiro (EPE); Maria Aparecida Martinez (ONS) e Ana Claudia Cirino dos Santos (ANEEL).

4_Workshop_Matriz_Energetica_Brasileira.jpg
Palestra proferida pelo Eng. da CODESP sobre as obras de adequação para o transporte marítimo de cargas no porto de Santos.