Uso de aplicativo de smartphone e aumento da atividade física em idosos adultos

O Campus Baixada Santista da Unifesp está recrutando voluntários para o estudo PAUL, pesquisa que visa testar o uso de aplicativo de smartphone combinado com gamificação para aumentar o nível de atividade física em adultos e idosos.

Os candidatos, a partir de 20 anos de idade, sem diagnóstico prévio de doenças cardiopulmonares, problemas locomotores, anormalidades eletrocardiográficas ou outras condições de saúde que contraindiquem a prática segura de atividade física, devem possuir smartphones e ter familiaridade com a utilização do equipamento.

Haverá dois dias de avaliação, com intervalo de uma semana entre eles. No primeiro, por meio de entrevistas e/ou questionários, será realizada a coleta de informações demográficas e socioeconômicas, condições gerais de saúde, estágios de mudança de comportamento para a prática de atividade física e hábitos alimentares. Também serão verificadas a função pulmonar (espirometria), aptidão cardiorrespiratória (teste de exercício cardiopulmonar), e nível de atividade física (acelerometria). Por fim, o candidato receberá uma guia para coleta de exame de sangue em um laboratório, sem custos adicionais, em um dia de sua escolha dentro do intervalo de uma semana. Já no segundo dia, após sete dias do primeiro, serão coletados a pressão arterial, frequência cardíaca (variabilidade da frequência cardíaca), antropometria (peso e altura), composição corporal (bioimpedância) e força muscular (força de preensão manual). Todas as avaliações serão repetidas ao final de três e seis meses, a contar da inclusão do protocolo.

A primeira avaliação será na Clínica de Medicina Cardiovascular Angiocorpore – Unidade Beneficência Portuguesa. A segunda e os demais procedimentos serão realizados no Edifício Central do Campus Baixada Santista da Unifesp (Rua Silva Jardim, 136 – Santos). O protocolo integra o Laboratório de Epidemiologia e Movimento Humano (EPIMOV), coordenado pelo professor Victor Dourado.

Os voluntários devem entrar em contato diretamente com a clínica para agendamento da primeira avaliação, informando ao atendente que desejam participar do projeto da Unifesp. O telefone é (13) 3208-0800. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail paul.epimovunifesp@gmail.com