Conheça o Projeto de Extensão de Atualização em Redução de Danos

Comemoramos em 2019 os 30 anos de Redução de Danos no Brasil, uma mudança paradigmática no campo do cuidado às pessoas que usam drogas que propõe a reversão da lógica bélica de combate às drogas no sentido de uma lógica de defesa da vida.

O Município de Santos guarda o pioneirismo da prática no âmbito da política pública brasileira quando, em 1989, estabeleceu o primeiro programa de troca de seringas para usuários de drogas injetáveis, frente à epidemia do HIV/AIDS.

Pensada atualmente como norte ético para cuidados às pessoas que usam drogas, pautada nos valores de garantia e promoção dos direitos humanos, a Redução de Danos foi tema de uma formação que ocorreu ao longo do segundo semestre de 2018, envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação, trabalhadores e beneficiários das políticas públicas de saúde, assistência social, educação, trabalho e segurança pública da Baixada Santista.

A experiência foi idealizada no Grupo de Trabalho para a construção de um Plano Regional Integrado de Redução de Danos na região, resultando no Convênio entre a Universidade Virtual de São Paulo (Univesp) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), envolvendo ainda a Fundação de Apoio à Unifesp.

Convidamos a conhecer, por meio do vídeo institucional abaixo, um pouco mais dessa experiência de extensão universitária, desenvolvida no âmbito do Centro Regional de Formação em Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, sob coordenação do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão "DiV3rso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos".