As alunas de graduação do Campus Baixada Santista da Unifesp, Valkiria Guilherme Assis da Silva (curso de Nutrição) e Vanessa Ayumi Uezono (curso de Psicologia), apresentaram o trabalho da extensão universitária Baú de Histórias no 2nd World Symposium on Sustainability Science and Research, realizado em Curitiba, de 1 a 3 de abril de 2019, com participantes nacionais e internacionais de diversos países, com foco na Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da ONU.
O projeto de Extensão Universitária Baú de Histórias, da Unifesp - campus Baixada Santista é composto por 20 extensionistas de todos os cursos do Instituto Saúde e Sociedade e tem como base os preceitos da educação interprofissional, a experiência de aprendizagem compartilhada e colaborativa. Além disso, também tem como um de seus pilares trabalhar com estimulação do desenvolvimento infantil saudável e empoderamento do ecossistema em que vivem por meio da educação ambiental e da sustentabilidade que são trabalhados de maneira lúdica, de modo a colaborar com o ODS 11: “Cidades e Comunidades Sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.
O trabalho apresentado foi escrito por seis autoras, sendo três alunas extensionistas, duas profissionais que participam da coordenação do projeto e a docente Lúcia da Rocha Uchôa-Figueiredo, do curso de Terapia Ocupacional. Foi baseado nas experiências que o projeto desenvolve em campo, relacionados aos objetivos sustentáveis da ONU. O trabalho teve como objetivo apresentar como a extensão trabalha e consegue criar consciência sustentável em seus integrantes, alunos de graduação, bem como estimula os serviços, territórios, crianças e seus familiares. De modo geral o trabalho é realizado com uma população de alta vulnerabilidade, que precisam aprender a valorizar o ecossistema em que vivem. Ademais, o trabalho foi selecionado para ser um dos capítulo do livro do 2nd World Symposium on Sustainability Science and Research.
As apresentadoras do trabalho, relatam que a participação foi uma rica troca de experiências internacional, principalmente por serem as únicas da área da saúde abordando a temática da sustentabilidade no âmbito da formação. Segundo elas, apresentar o trabalho em um importante evento internacional foi muito gratificante e essa troca de conhecimento enriqueceu ainda mais a prática de educação ambiental proposta pela extensão, tornando a pesquisa e a divulgação científica essenciais para a continuidade do desenvolvimento do projeto.