Tatiany Marinho Vasconcelos, aluna do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar do Instituto do Mar/Universidade Federal de São Paulo, foi vencedora em 3° lugar do Prêmio Almirante Franco - Modalidade Pôster no XIII Simpósio sobre Ondas, Marés, Engenharia Oceânica e Oceanografia por Satélite (XIII OMARSAT).
A aluna premiada é orientada de Iniciação Científica da Profª. Drª. Gyrlene Aparecida Mendes da Silva com o apoio financeiro do CNPq (Proc. CNPq 426221/2016-8).
O trabalho premiado “Extremos de maré baixa em Cananéia/SP durante o inverno e associações com a interação oceano-atmosfera” discute como as oscilações extremas no nível do mar são influenciadas por fenômenos meteorológicos atuantes em superfície e na alta atmosfera. As marés afetam as atividades das regiões costeiras e o diagnóstico desses extremos é fundamental, principalmente, em locais com grande variabilidade como o Sudeste do Brasil.
O simpósio bienal ocorreu entre 01 a 04 de outubro de 2019 em Arraial do Cabo (RJ) e foi promovido pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) / Marinha do Brasil. O evento reúne tanto pesquisadores, professores e profissionais das áreas de oceanografia física, engenharia oceânica, oceanografia por satélites e áreas correlatas quanto alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino de Ciências do Mar do Brasil e do mundo.