URGENTE - Medidas de segurança contra ataques cibernéticos ao Governo Federal

Devido aos ataques registrados no STJ, Ministério da Saúde, Governo do Distrito Federal e algumas universidades noticiados no dia de hoje a Secretaria de Governo Digital mobilizou as equipes de TI dos órgãos federais para adoção de algumas medidas, no qual a STI trabalhará para implementá-las.

A Superintendência de Tecnologia da Informação, juntamente com o CSIRT (Time de Resposta aos Incidentes de Segurança) informa que adotará algumas medidas emergenciais de segurança a partir das 20h de 05/11/2020:

Desativação do serviço VPN;
Desativação do acesso externo ao SEI;
Desativação do acesso ao servidor de compartilhamento de arquivos (serverunifesp).

Como consequência dos bloqueios os acessos ao SEI e a outros serviços, incluindo o acesso remoto aos computadores que estão dentro da UNIFESP, não poderão ser realizados de fora dos prédios da universidade.

Estes bloqueios não atingem o uso do Google (Email, Drive, Meet, Sala de Aula, entre outros), rematrícula e do Moodle.

Aproveitamos para recomendar à comunidade que instale e atualize antivírus nos seus computadores pessoais.

Caso seja constatado qualquer atitude suspeita, solicitamos que o incidente seja informado imediatamente à STI através de um dos nossos canais de atendimento:

Se já possui login e senha intranet, acesse atendimento.unifesp.br para abrir o chamado. Se preferir, pode enviar e-mail para suporteti@unifesp.br ou atendimento@unifesp.br ou ligar para (11) 5089-9222.

Assim que conseguirmos garantir as condições mínimas, os serviços elencados serão restabelecidos.