Live de lançamento do documentário produzido no âmbito das atividades de pesquisa do Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha

madracis

Dia: 25 de março de 2021
Horário: 17 horas

Clique para assistir a teasers do documentário (parte 1 e parte 2). 

Em 2019, o professores Guilherme Henrique Pereira Filho e Fabio dos Santos Motta, do Laboratório de Ecologia e Conservação Marítima (LABECMar) do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) lideraram a publicação de um artigo científico que descreveu a descoberta do recife de coral mais ao sul do Atlântico (clique aqui para saber mais; veja também matéria da revista piauí).

Essa descoberta teve impacto na elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha do Litoral Centro, mais especificamente no seu zoneamento que estabeleceu uma Área de Interesse para o Turismo no entorno da Ilha da Queimada Grande. Isso demandou o aprofundamento das pesquisas visando gerar subsídios para um plano de ordenamento das atividades turísticas na região. Neste contexto, o LABECMar, com apoio do Instituto Linha D'água, executou o projeto "Subsídios Técnicos e Mobilização Social para a Construção do Plano de Ordenamento Turístico da Ilha da Queimada Grande, APA Marinha do Litoral Centro - São Paulo"

Um dos produtos deste projeto é o mini-documentário Madracis que descreve os bastidores da descoberta do recife de coral mais ao sul do Atlântico e os seus desdobramentos para a gestão participativa no entorno marinho da Ilha da Queimada Grande por meio da APA Marinha do Litoral Centro.

O documentário será lançado durante uma live que será realizada no dia 25 de março, quinta-feira, às 17 horas, no Youtube <https://www.youtube.com/channel/UCtHAvoGhqsB8DvniZnUTwnA> e no Facebook <https://www.facebook.com/institutolinhadagua> do Instituto Linha D'água <https://www.linhadagua.org.br>.

Participarão desta live Guilherme Pereira Filho, um dos pesquisadores que descobriu o recife de coral mais ao sul do Oceano Atlântico, na Ilha da Queimada Grande (SP), e Patrícia Silva, liderança da comunidade caiçara de Picinguaba (Ubatuba-SP) envolvida na gestão comunitária da Ilha das Couves, que dialogarão com o coordenador executivo do Instituto Linha D'água, Henrique Kefalás, sobre o ordenamento e a gestão participativa do Uso Público de ilhas costeiras protegidas.

O Jornal da Tribuna 1ª edição, da TV Tribuna (afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira) veiculou neste sábado (6 de março) matéria que divulgou o lançamento do documentário (clique aqui para assisti-la).

Após o lançamento, Madracis estará disponível no Youtube do LABECMar <https://www.youtube.com/channel/UCG8X5ruWesRMIlukpBy1inQ>.