Unifesp realiza seminário para capacitação e formação de trabalhadores portuários

Iniciativa contou com apoio da Secretaria de Portos da Presidência da República, Fundacentro, Secretaria Municipal de Santos, Cerest e OGMO

No último dia 11 de dezembro, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou, pelo Grupo PET - de Educação em Trabalho - Vigilância em Saúde do Trabalhador , o "I Seminário Santista sobre Capacitação, Formação, Saúde e Segurança do Trabalhador Portuário". A iniciativa é coordenada pelo Campus Baixada Santista da Universidade e aprovada pela Câmara de Estensão, e foi idealizada pelos trabalhadores Estivadores do Porto de Santos.

A professora Maria de Fátima Ferreira Queiroz, da Unifesp, que estuda o trabalho portuário há sete anos, durante os quais já desenvolveu dois projetos, é quem coordena a ação. O objetivo do evento foi discutir a formação e capacitação do trabalhador portuário diante do processo intenso de modernização dos portos, além de abordar a saúde e segurança no trabalho.

Antecedendo o evento foi realizado, em outubro, um curso sobre Abordagem Ergonômica do Trabalho Portuário, cujo objetivo foi preparar os trabalhadores no campo da ergonomia para serem multiplicadores e utilizar este método como ferramenta diagnóstica das condições de trabalho e adoecimento gerado por fatores determinantes presentes no ambiente profissional (navio e cais). A iniciativa contou com a presença de Estivadores, Engenheiros de Segurança do Trabalho do Orgão Gestor de Mão de Obra-Porto de Santos (OGMO) e da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), e de um representante da Secretaria de Portos da Presidência da República.

A iniciativa tem o objetivo de aproximar os trabalhadores da universidade e ratificar seu compromisso e papel social, além de discutir a situação atual dos trabalhadores do porto santista, e conta com o apoio da Fundacentro, Secretaria Municipal de Santos - Cerest, OGMO-Santos, trabalhadores da Estiva do Porto de Santos entre outros.