Nelson Sass (reitor) e Raiane Assumpção (vice-reitora) cumprirão o mandato correspondente ao quadriênio 2021-2025

Na sexta-feira, 7 de maio, tomou posse a nova Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A nova gestão, com mandato correspondente ao quadriênio de 2021 a 2025, é constituída pelo reitor Nelson Sass e pela vice-reitora Raiane Patrícia Severino Assumpção.

A assinatura do termo de posse ocorreu excepcionalmente no anfiteatro da Reitoria da Unifesp, a qual foi possível pela presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, na cidade de São Paulo, onde cumpria extensa programação.

No discurso de posse, Nelson Sass agradeceu a confiança pela indicação, reforçou o aprendizado construído ao longo da gestão de Soraya Smaili, enquanto esteve como vice-reitor, e destacou o compromisso em manter o legado construído pela Unifesp até esse momento, do ponto de vista educacional, científico e de desenvolvimento institucional. “Seguiremos contemplando a formação, a educação, a ciência, honrando a missão da nossa instituição”, disse Sass.

“A universidade é alinhada como uma instituição a serviço do Brasil, na educação, na assistência e no desenvolvimento da ciência. Essas são as vigas mestras do nosso compromisso institucional. Com disposição e coragem, assumimos a partir de agora essa gestão. O desafio é grande e trabalharemos para que o avanço institucional permaneça”, afirmou o reitor.

Durante a solenidade, o ministro Milton Ribeiro também destacou a importância da Unifesp por toda a sua contribuição ao país e fez votos para que o novo reitor dê sequência ao trabalho desenvolvido pela instituição, “de modo que a universidade siga sendo uma casa de saber, de ciência, de formação de excelentes profissionais e de construção de conhecimento. ”

Além do ministro da educação e da nova Reitoria da Unifesp, estiveram presentes na solenidade de posse as professoras Soraya Smaili, reitora entre 2013 e 2021, e Andréa Rabinovici, além de Wandemberg Venceslau, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do governo Federal.

Sobre Nelson Sass

Vice-reitor eleito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para período 2017-2021. Livre-Docente (2009) pela Unifesp. Professor associado do Departamento de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Responsável pelo Setor de Hipertensão Arterial e Nefropatias na Gravidez. Atua na assistência, graduação médica, extensão e pós graduação. Orientador do Programa de Pós-graduação em Obstetrícia com linhas de pesquisa relacionadas às síndromes hipertensivas, nefropatias e transplante renal. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação Obstetrícia da Unifesp de 2010-2017. Diretor de Pesquisa da FAP (Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo) de 2014-2017. Foi coordenador didático, assistencial, científico e supervisor da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha (Secretaria da Saúde do Município de São Paulo) de 1996-2019. Professor adjunto e coordenador do Internato
de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Mogi das Cruzes desde 2007. É editor dos livros Hipertensão Arterial e Nefropatias na Gravidez (Guanabara-Koogan 2006) e OBSTETRÍCIA (Grupo GEN, 2013). É o representante do Brasil no International Council da International Society for the Study of Hypertension in Pregnancy (ISSHP).

Sobre Raiane Patrícia Severino Assumpção

Professora associada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), doutora em Sociologia (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Tem graduação em Ciências Sociais (1996) e mestrado (2000) em Sociologia pela mesma universidade. Está como pró-reitora de Extensão e Cultura na Proec/Unifesp (2017-presente). Professora no curso de pós-graduação em Serviço Social e Políticas Sociais - Campus Baixada Santista; pesquisadora do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) - Unifesp; líder do grupo de pesquisa e extensão em Violência do Estado, Direitos Humanos e Educação Popular, com atuação com movimentos sociais e população tradicional. Tem experiência na gestão de Políticas Públicas (Saúde, Assistência Social e Educação), no desenvolvimento de processos formativos via Educação Popular e na realização de pesquisas nas seguintes áreas: Instituições Políticas Brasileiras (especialmente sobre partidos políticos e eleições); Políticas Públicas, Educação Popular; Violência de Estado e Direitos Humanos. Tem se dedicado a produzir conhecimento acadêmico a partir do diálogo como os saberes populares e pela construção de narrativas com os movimentos sociais na perspectiva de uma vida digna.