O “Descomplica Engenharia” pretende compartilhar conhecimento científico com a sociedade e jovens estudantes de forma simples e acessível
Por Juliana Cristina
Produto de um projeto de extensão desenvolvido por estudantes e professores do Instituto do Mar (IMar/ Unifesp – Baixada Santista), o Descomplica Engenharia, lançado em junho deste ano, é um podcast que pretende, em episódios de 5 a 10 minutos, compartilhar conhecimentos científicos com a sociedade e, principalmente, com jovens que estejam no ensino médio ou em fase de vestibular. Os episódios são lançados às quintas-feiras e podem ser escutados através das plataformas Spotify, Google, Anchor, PocketCasts, RadioPublic e Breaker.
O projeto foi criado com o objetivo de democratizar a ciência, ou seja, levar conhecimento científico de maneira “simples, descontraída e sem restrições acadêmicas ou ideológicas”, a vários públicos - especialmente jovens que ainda não tenham certeza sobre o caminho que desejam trilhar ao terminarem o ensino médio -, além de apresentar conceitos de conhecimentos básicos e a ciência produzida dentro da universidade federal, especificamente das áreas de Engenharia de Petróleo, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Energias Renováveis e suas interfases, de maneira acessível.
Os conteúdos do podcast são divididos em três programas - apresentados de maneira intercalada às quintas feiras de cada semana -, o “Tecnologia Todo Dia”, onde são explicados os porquês de coisas do dia a dia; “Papo Científico”, no qual são comunicadas ciências e pesquisas realizadas pelos podcasters e “Na Ponta da Língua”, parte na qual são apresentadas pesquisas produzidas na universidade, de maneira simples e explicativa. Os idealizadores do podcast lançaram, até o momento, episódios sobre microplásticos, tecnologia de refino de petróleo, petroquímicas, utilização do CO2, máquinas térmicas, hidrogênio e sobre a produção de etanol de beterraba.
O Descomplica Engenharia é realizado pela Bióloga e Coordenadora de Educação Ambiental do Instituto Ecosurf, Nathany Herrera Aguiar; pelos(as) Engenheiros(as) Químicos(as), Yvan Jesus Olortiga Asencios, Michele Fripp Lazzari e Andrea Komesu, todos professores do Instituto do Mar (IMar/ Unifesp – Baixada Santista); pelas estudantes Engenharia de Petróleo, Esther Souza Pizarro de Lima e Laura Roberta Marcantonio Dias, graduadas em Ciência e Tecnologia do Mar; e pelas estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, Gabriela Bartu; e pela Cientista do Mar e estudante de Engenharia de Petróleo, Liliane Martins Costa.
Para ouvir ao podcast, basta procurar por “Descomplica Engenharia” em uma das plataformas de sua preferência ou, ainda, acessando este link.