Agência FAPESP – No âmbito de um projeto de extensão desenvolvido por estudantes e professores do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Santos, foi criado o podcast Descomplica Engenharia, que pretende, em episódios de 5 a 10 minutos, compartilhar conhecimentos científicos com a sociedade e, principalmente, com jovens que estejam no ensino médio ou em fase de vestibular.
O projeto busca democratizar a ciência, levando conhecimento científico de maneira simples, descontraída e sem restrições acadêmicas ou ideológicas a vários públicos, especialmente jovens que ainda não têm certeza sobre o caminho que desejam trilhar após o ensino médio.
A iniciativa também visa apresentar conceitos de conhecimentos básicos e a ciência produzida dentro da universidade federal, especificamente das áreas de engenharia de petróleo, engenharia química, engenharia ambiental, energias renováveis e suas interfaces, de maneira acessível.
Os conteúdos são divididos em três programas, apresentados de maneira intercalada às quintas-feiras de cada semana: no “Tecnologia Todo Dia” são explicados os porquês de coisas do cotidiano; no “Papo Científico” são comunicadas ciências e pesquisas realizadas pelos podcasters; e “Na Ponta da Língua” apresenta pesquisas produzidas na universidade de maneira simples e explicativa.
Os idealizadores já lançaram episódios sobre microplásticos, tecnologia de refino de petróleo, petroquímicas, utilização do CO2, máquinas térmicas, hidrogênio e sobre a produção de etanol de beterraba.
Os episódios são lançados às quintas-feiras e podem ser escutados por meio das plataformas Spotify, Google, Anchor, PocketCasts, RadioPublic e Breaker, bastando procurar por “Descomplica Engenharia”.