Concurso em comemoração aos 100 anos de Paulo Freire divulga resultado final

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) divulgou o resultado do concurso “Comemoração dos 100 anos de Paulo Freire”. Freire foi um educador e um dos principais pensadores brasileiros, com atuação e reconhecimento internacionais e cuja trajetória deixa um legado teórico e prático que o coloca entre os mais influentes da pedagogia mundial.

O legado do patrono da educação brasileira, transborda o campo da educação, influenciando outros campos de conhecimento, como o da saúde no Brasil, especialmente no que tange a construção de saberes no diálogo entre o conhecimento acadêmico e o popular.

Com essa iniciativa, a Proec, no propósito de reconhecer e ressaltar a importante contribuição de Paulo Freire, buscou valorizar, incentivar e dar visibilidade às ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura da Unifesp, inspiradas no referencial teórico-metodológico freireano, realizadas por estudantes, docentes, técnicos(as) e terceirizados(as). Para isso, foram selecionados relatos de experiências, em formato de vídeo.

O vídeo "Formação de Agentes Populares de Saúde para o enfrentamento da COVID-19 em Santos", um dos frutos do Projeto Fortalecendo Redes Territoriais de Cuidado no enfrentamento à COVID-19 na Baixada Santista, que tem como coordenadoras do projeto as professoras Lia Thieme Oikawa Zangirolani e Simone Ramalho, do Instituto de Saúde e Sociedade do Campus Baixada Santista, obteve o 2o lugar na categoria vídeo com relato de experiência coletivo.

Confira aqui o resultado final do concurso.

Assista o vídeo abaixo.