E-book Liberdade para Fazer Tai Chi!

Foi realizado, no Programa de Pós Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Modalidade Profissional do Campus Baixada Santista da Unifesp, um estudo intitulado “Entre a circularidade do Tai Chi e o Círculo Hermenêutico: uma caminhada sobre a autonomia e o autocuidado”.

Rita de Cássia Ferreira Lourenço, com a orientação da Profa. Dra. Luciana Togni de Lima e Silva Surjus apresentaram um Zine. Ele é o Produto Técnico educacional, que faz parte das exigências para conclusão do Mestrado Profissional.

O Zine foi então proposto como uma forma de divulgar, entre usuários e profissionais do SUS, a prática de Tai Chi. Para a aluna, que é terapeuta ocupacional da saúde mental na Atenção Básica em Osasco, São Paulo, a prática do Tai Chi se apresenta como recurso de cuidado no território. Longe de se propor prescritivo, a ideia do Zine é ativar a memória de quem já pratica e, de alguma forma, estimular que outras pessoas busquem o Tai Chi como forma de cuidado ou mesmo outras PIC - práticas integrativas e complementares.

Segundo a professora Luciana Surjus "Foi um lindo processo, potente enquanto disparador de reflexões sobre autonomia dos sujeitos e este e-book é a concretização deste movimento". A docente agradece ainda  ao Moisés Pantolfi, ilustrador e praticante de Tai Chi na Axis, da mesma escola em que se formou, que aceitou o desafio e generosamente criou as ilustrações. Ainda segunda Luciana "É com alegria e esperança que buscamos produzir algo potente, que contribua para o fortalecimento do SUS e da universidade pública".

Baixa aqui o seu ebook livre!

Assista o vídeo instrucional: https://youtu.be/KBWOkEggyCI