O espaço atenderá as atividades da Unidade em migração, além de espaços para Laboratórios dos Cursos de Engenharia do Instituto do Mar
No próximo dia 25 de janeiro, às 11h, o Campus Baixada Santista receberá da Prefeitura de Santos as instalações da Unidade Acadêmica "Centro Histórico de Santos". Trata-se de uma ação tripartite entre a Prefeitura, a Unifesp e o proprietário do imóvel situado na rua XV de Novembro, no contexto do Projeto municipal "Novo Centro Velho". Nesta ação, o Campus está transferindo sua Unidade-fundadora, situada na Avenida Ana Costa no. 95, cuja locação é custeada, desde 2004, pela Prefeitura de Santos, para o Edifício Banco do Brasil, onde continuará contando com o custeio, renovado e ampliado da Prefeitura.
Os três andares disponibilizados atenderão todas as atividades da Unidade em migração, majoritariamente do Instituto Saúde e Sociedade, além de espaços para os Laboratórios e salas de aula das Engenharias e da futura Oceanografia do Instituto do Mar. O Curso de Oceanografia encontra-se em análise pelo MEC para subsequente tramitação atualizada nas instâncias internas da Unifesp.
Para o diretor acadêmico do Campus, Odair Aguiar Junior, "a migração representa uma renovação na parceria com a Prefeitura de Santos, uma oportunidade de colaborar ativamente no projeto de reurbanização do Centro Histórico, além de outros diversos benefícios acadêmicos".
A entrega se dará num contexto de restrição de presenças dado o cenário de disseminação da variante ômicron da COVID-19.