Lançamento do vídeo: A prática de Redução de Danos na Região da Baixada Santista - uma experiência de imersão

Na última semana, foi lançado pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão "DiV3rso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos" o vídeo institucional que registra a experiência do desenvolvimento de ação de imersão da formação teórico-prática em Redução de Danos, ocorrida em dezembro de 2021.

As ações, viabilizadas a partir de convênio entre a Universidade Federal de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Santos, visaram propiciar trocas de conhecimentos e favorecer uma nova perspectiva de cuidado, baseada na Educação Popular e na Redução de Danos, por meio da valorização do saber da experiência no resgate das formas de cuidado coletivo, com vistas ao engajamento em ações de preservação da vida, transformação social, multiculturalidade e a ampliação de oportunidades de inclusão produtiva.

Tal articulação parte do reconhecimento da ineficaz estratégia política de guerra às drogas, que ao contrário de cumprir as falsas promessas de controle do tráfico, na verdades mutilam famílias, encarcerando e matando especialmente jovens, negros, pessoas trans, impedindo oportunidades de cuidado e enfrentamento das desigualdades sociais, baseadas em princípios democráticos e dos direitos humanos.

Mais do que reconhecer a complexidade da temática e as marcas histórico-políticas, considerando questões que perpassam a economia das drogas, conflitos de diversidade de gênero, classe e etnia, além do debate sobre a criminalização, o projeto se destaca pela abertura ao protagonismo de grupos populacionais com maior exposição a situações de violência e menor acesso a oportunidades educacionais, sociais e produtivas: pessoas em situação de rua; negras e pardas; adolescentes; profissionais do sexo.

Juntando estudantes, trabalhadoras e trabalhadores, usuárias de serviços públicos de saúde e assistência social e lideranças comunitárias, essa imersão na potência de transformação pela vida do exercício democrático de uma educação para a liberdade, marcou os mais de 60 bolsistas que compuseram as equipes e circularam por cerca de 7 territórios, alcançando outros tantos iguais e diferentes.

"Esperamos que a presente produção mobilize desejos por um mundo mais justo e inspire tantas outras experiências que zelem por acolher, não por punir!", destacou a coordenadora do projeto Luciana Togni de Lima Silva Surjus.

O projeto contou com a destinação de emenda parlamentar municipal da Vereadora Telma de Souza.

Confira o vídeo.