Projeto de extensão Surfe Adaptado recruta crianças, jovens e adultos com deficiência para atividades físicas

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Saúde do Campus Baixada Santista da Unifesp convida crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, a partir de 8 anos de idade, que tenham alguma deficiência e sejam residentes em Santos/SP, a participar das atividades do projeto Surfe Adaptado. As inscrições estão abertas, de forma on-line, por meio deste formulário.

No ato da inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia do RG; certidão de nascimento do(a) aluno(a); duas fotos atuais 3x4; comprovante de residência; e se for menor de idade ou necessitar de algum(a) “cuidador(a)”, é obrigatório anexar o RG do responsável. Esses documentos deverão ser anexados em formato de pdf ou jpg/jpeg.

A inatividade física é um dos fatores de risco mais prevalentes para as doenças crônicas. As pessoas com deficiência podem se beneficiar ainda mais dos efeitos positivos da prática regular de exercício físico, no que diz respeito aos aspectos da força, agilidade, coordenação motora, equilíbrio e repertório motor. Proporciona, ainda, a oportunidade de sociabilização entre os(as) praticantes, além de aumentar a independência no dia a dia.

“No aspecto psicológico, as atividades esportivas favorecem a autoconfiança e a autoestima, tornando os(as) praticantes mais otimistas e seguros para alcançarem suas metas. Portanto, esse projeto de extensão universitária tem como objetivo incentivar a prática de exercícios físicos através da modalidade surfe adaptado para crianças, jovens e adultos com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e/ou deficiência múltipla, contribuindo assim com as políticas de inclusão e conscientização das pessoas”, explica Emilson Colantonio, professor e coordenador do projeto.

No total, são oferecidas dez vagas, sendo cinco para as aulas que serão realizadas às segundas-feiras à tarde (das 16h às 17h) e cinco para as aulas às quintas-feiras, no período da manhã (das 9h às 10h). Elas ocorrerão na praia ao lado do Canal 2 - Santos/SP, e é recomendado ir com roupa de banho para um melhor aproveitamento das aulas. A frequência nas aulas será monitorada, muitas faltas sem aviso prévio podem acarretar o cancelamento da matrícula.

Matrículas

Os(as) candidatos(as) selecionados(as) receberão as informações de matrícula através dos meios de contato informados no ato da inscrição. Menores de idade deverão comparecer acompanhados por um(a) responsável. Todos(as) os(as) alunos(as) realizarão uma avaliação no início e no final do programa. Essas avaliações serão agendadas e comunicadas aos(às) alunos(as) e/ou responsáveis. Será necessária a apresentação de um diagnóstico médico no dia da avaliação. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo seguinte e-mail: surfe.adaptado@gmail.com.