Um projeto de doutorado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), está recrutando voluntários(as) com o objetivo de avaliar o efeito do método Pilates na saúde cardiovascular de indivíduos hipertensos.
Podem participar hipertensos(as) que se enquadrem nos seguintes critérios: ter entre 30 e 59 anos; estar sedentário por, pelo menos, seis meses; possuir liberação médica para prática de exercício físico; não apresentar doença muscular, articular ou óssea que possa comprometer a execução parcial ou total dos exercícios propostos; não usar anticoncepcional e/ou reposição hormonal (mulheres); não possuir lesão de órgão alvo, como por exemplo, nefropatia, cardiopatia; não ser fumante; e não ser etilista (alcoólatra).
“Os(as) voluntários(as) do projeto realizarão quatro meses de Pilates de forma gratuita e uma bateria de exames como: ultrassom arterial, eletrocardiograma, exames laboratoriais, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), avaliações físicas e antropométricas. Esses exames serão realizados gratuitamente antes e após o período de treinamento”, explica a pesquisadora Alessandra Medeiros,
coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp.
As avaliações já começaram a ser realizadas e o treinamento com a próxima turma terá início neste mês de junho. Os dias e horários de treinamento serão combinados com os(as) voluntários(as). As atividades serão realizadas no Dani Tavares Studio Pilates, localizado na Avenida Conselheiro Nébias nº 628, Conjunto 33 – Santos (SP). As inscrições para os(as) interessados(as) deverão ser realizadas com Dani Tavares pelo WhatsApp®: (13) 99173-6007.