Os(As) interessados(as) participarão de encontros semanais em grupo com discussões e prática de meditação.
O Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recruta voluntários(as) que sofrem com dor lombar crônica há pelo menos 3 meses para participar da pesquisa "Efeitos de um Programa de Redução de Estresse baseado em Mindfulness (on-line) em indivíduos com lombalgia crônica”.
O estudo, coordenado pela professora Alessandra Mussi Ribeiro do Departamento de Biociências do Campus Baixada Santista da Unifesp, tem como objetivo investigar os efeitos de um Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR) on-line em indivíduos com lombalgia crônica quando comparados com um grupo controle (alongamentos).
A meditação Mindfulness tem suas raízes no Budismo Theravada e pode ser definida como a consciência que surge ao prestar atenção de modo intencional, no momento presente e sem julgamentos. A prática não depende de qualquer aproximação com filosofias religiosas e tem se mostrado promissora no alívio da dor e na melhoria da incapacidade física.
Na pesquisa, os efeitos serão verificados através da análise dos níveis de dor, catastrofização da dor, função física e qualidade de vida. Informações sociodemográficas também serão solicitadas. Os (As) voluntários (as) serão divididos (as) aleatoriamente entre o grupo que realizará o programa MBSR e o grupo que realizará alongamentos de forma on-line com a orientação de um fisioterapeuta. O grupo controle também realizará o programa MBSR após a finalização da intervenção do grupo experimental.
O programa MBSR on-line é gratuito e tem duração de oito semanas. Serão realizados encontros on-line, via Google Meet, com duração de 90 minutos, uma vez por semana, com aulas teóricas e práticas de meditação em grupo. Além disso, será necessária a prática diária de meditação fora dos encontros, com duração de 20 a 30 minutos, seis dias por semana.
As inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponível neste link https://forms.gle/SWKz5QA5u9Jfdc2n9. Em caso de dúvidas, os(as) candidatos(as) podem entrar em contato pelo e-mail: alessandra.ribeiro@unifesp.br (pesquisadora responsável) ou bueno.juliana@unifesp.br (orientanda).