Avaliação da competência motora de crianças de 5 a 14 anos

A competência motora é definida como a capacidade de um indivíduo ser proficiente em uma variedade de habilidades ou ações motoras finas ou grossas, essas estão relacionadas ao desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, ou seja, habilidades de estabilidade, locomotoras e manipulativas. Essas habilidades permitem a construção de repertório motor para a progressão de habilidades mais complexas, necessárias nos jogos, esportes e de outras atividades durante toda infância bem como na fase adulta.

A competência motora será avaliada por meio do protocolo de avaliação: MCA (Motor Competence Assessment) que consiste em 6 tarefas: (1) saltar em profundidade, (2) Saltos laterais, (3) correr 10 metros e pegar um objeto, (4) transferir-se de uma plataforma para outra por 20 segundo, (5) chutar uma bolar e (6) arremessar uma bola. A avaliação tem duração de 15 a 20 minutos.

Quem poderá participar: crianças com desenvolvimento típico de 5 a 14 anos de ambos os sexos.

O resultado dessa avaliação permitirá identificar o desenvolvimento da competência motora de seu(sua) filho(a), e auxiliará na orientação de práticas de atividades físicas e esportivas tanto escolares quanto extraescolares, aprimorando essa competência e auxiliando num estilo de vida mais saudável.

Caso tenha interesse em realizar a avaliação entre em contato com: Prof.ª Dr.ª Cristina de Sá, do Curso de Fisioterapia da Unifesp, pelo e-mail cristina.sa@unifesp.br