A Empresa Júnior do Instituto do Mar - Imar Jr. foi reconhecida no palco do maior evento de empreendedorismo do Brasil

A IMar Jr., empresa júnior do Instituto do Mar (Imar) do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), participou do Encontro Nacional das Empresas Juniores de 2022 - ENEJ22, sediado, este ano, em Maceió, Alagoas.

O ENEJ22, promovido pela Confederação Nacional de Empresas Juniores - Brasil Júnior, aconteceu de 18 a 21 de agosto, reunindo mais de três mil jovens com o intuito fomentar a troca de conhecimento sobre soluções e ideias empreendedoras inovadoras.

Representada no evento pelos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICT-Mar), Tatiany Marinho Vasconcelos e Luigi Del Guercio Francisco, a Imar Júnior venceu o prêmio Desafio Protagonistas do Agora, promovido pela organização do evento, juntamente com a Secretaria da Juventude de Maceió. Além de Tatiany e Luigi, a equipe do projeto é composta pelos(as) estudantes Pedro Lins Zambon da Silva e Marcelly Kawakami Xavier da Silva e contou, também, com a colaboração do docente do Imar, Rodrigo More.

O desafio foi proposto com o objetivo de gerar soluções inovadoras para a cidade de Maceió. O projeto Linguagens da Juventude, desenvolvido pelos alunos, foi escolhido como solução ganhadora, pois, segundo Tatiany, "correspondeu à necessidade de dar voz ao jovem por meio da conexão e comunicação efetiva, além de promover reflexões sobre seus próprios talentos e identificação das necessidades da região de Maceió". A aluna ressalta ainda que o maior objetivo do projeto foi despertar o interesse e sentimento de protagonismo para a solução de problemas e geração de impacto no dia-a-dia dos cidadãos.

O processo de seleção do desafio consistiu em três etapas: envio de um vídeo respondendo à importância do papel do jovem quanto sua contribuição na sociedade, o envio de um projeto piloto e, por fim, a apresentação da proposta ao público do evento. A Empresa Júnior do Imar foi premiada com a quantia de vinte mil reais e a oportunidade de executar o projeto junto à Prefeitura de Maceió, aproximando ainda mais o Instituto do Mar à sociedade não só da Baixada Santista, mas de todo o Brasil.

35bdb344-b181-417a-aea0-87be8be7b47f.jpg
Tatiany Marinho Vasconcelos e Luigi Del Guercio Francisco no Enej 2022 representando o Imar Ju. (Foto: Tatiany Marinho Vasconcelos)