Pesquisa do Campus Baixada Santista da Unifesp conquista Prêmio Josué Castro 2022

A pesquisa “Colheita urbana e compostagem em feira livre: aproximações, conquistas e desafios no contexto da pesquisa-ação participativa” conquistou o 1º lugar na categoria pesquisa científica do Prêmio Josué de Castro 2022, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA/SP) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo.

A premiação condecora iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional.

O trabalho é coordenado pela nutricionista Gabriela Milhassi Vedovato, com colaboração da nutricionista Renata Manchini Cardoso, da assistente social Heloise Helena Pereira Nunes e da docente Maria Angélica Tavares de Medeiros (Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva), vinculadas ao Instituto Saúde e Sociedade do Campus Baixada Santista da Unifesp. Também estão envolvidos na pesquisa os projetos de extensão “Cultivando a Jardim: uma horta comunitária na Universidade” e “Counut: Comer, Unir, Nutrir”, representados, respectivamente, pelas bolsistas Estela Barici Pereira e Cecilia Maria Silva Pájaro.

As ações são engendradas pelo Programa Composta Santos, da Secretaria do Meio Ambiente de Santos, em uma feira livre próxima ao Orquidário Municipal de Santos, pelos servidores Paulo Marco de Campos Gonçalves e André Leandro da Silva Nascimento, juntamente com as estagiárias do Instituto do Mar (IMar) da Unifesp: Ana Carolina Borba, Larissa Augusto Vieira e Thais Rafael de Oliveira. Compõem ainda a parceria a nutricionista Ariane Feltrin Pasuld, coordenadora do Programa Mesa Brasil/SESC Santos, e a especialista em banco de alimentos, Luciana de Melo Costa, além dos voluntários no trabalho de campo: Carlos Pozzi, Fernando Clemente Troula, Rejane Ribeiro do Nascimento e Rodrigo Gorgulho Amoedo.

Com esta iniciativa pretende-se construir, de forma intersetorial, participativa e interdisciplinar, um modelo de tecnologia social para aliar colheita urbana de alimentos e compostagem de resíduos em feiras livres. As ações já contam com apoio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA Santos) e a premiação se refere ao estudo formativo, que é preliminar ao desenvolvimento do modelo.

As próximas ações do projeto piloto envolverão desenvolvimento, teste e avaliação da viabilidade, do processo e do impacto da tecnologia social na referida feira livre.

 

 

Premio_Josue_de_Castro_foto1.jpg

Premio_Josue_de_Castro_foto2.jpg

Foto2_Entrega_Mesa_Brasil.jpg

Foto_5_Cesta_entregue.jpg

Foto_4_Transporte_na_feira.jpg

Foto_3_Compostagem.jpg