Um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, do Instituto de Saúde e Sociedade (ISS/Unifesp) – Campus Baixada Santista – sob coordenação da Profa Dra Tânia Scudeller, busca avaliar, em mulheres após câncer de mama, os resultados do tratamento fisioterapêutico que incorpora o uso do “Exergame” (jogos eletrônicos que captam e virtualizam os movimentos reais dos usuários) comparado à fisioterapia convencional.
Podem participar da pesquisa mulheres com idade entre 35 e 75 anos, que estejam em tratamento de câncer de mama, e que já tenham completado, pelo menos, 15 dias de pós-operatório. Pretende-se selecionar 62 mulheres que serão divididas aleatoriamente em dois grupos: Grupo Exergame e Grupo Cinesioterapia, cada qual com protocolo específico de atuação, ambos com supervisão das fisioterapeutas pesquisadoras e com intervenções programadas para doze semanas consecutivas. Serão avaliados: funcionalidade do membro superior, amplitude de movimentos, força muscular, qualidade do sono, qualidade de vida, estado de saúde global, funções sexual e respiratória, imagem corporal, aspectos cognitivos, dor, postura e equilíbrio. A coleta de dados se dará em quatro momentos: antes do início das sessões de intervenção, na sexta semana após o início dos protocolos, na última sessão e três meses após a última sessão.
Os atendimentos serão gratuitos e acontecerão na Seção de Recuperação e Fisioterapia (SERFIS), situada na Av. Conselheiro Nébias, 267 - Paquetá, Santos (SP). As interessadas podem entrar em contato com a pesquisadora Juliana Sader, pelo e-mail pesquisafisiocademama@gmail.com ou pelo telefone (11) 9.1574-9764 (ligação ou Whats App®).