Unidade Baixada Santista da Unifesp realiza atividades em prol do Fórum em defesa da Educação Superior Pública

Evento tem início às 8h30 e terá debates, mesa redonda e prestação de contas

Durante todo próximo dia 10 de abril (sexta-feira), o campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realiza uma série de atividades em apoio ao Fórum em defesa da Educação Superior Pública, que será promovido pela Reitoria da instituição.

O Fórum é um espaço de debate e articulação para se discutir alternativas, sobretudo de financiamento, no contexto atual que se encontra a educação no país. A Unifesp convida a comunidade acadêmica, intelectuais, cientistas, sindicatos, movimentos sociais, reitores, prefeitos e parlamentares em defesa da educação superior pública.
A programação tem início às 8h30, com a transmissão online da Mesa de Debate, que será realizada em São Paulo, no prédio da reitoria da universidade. Os professores Plínio de Arruda Sampaio Jr. (Unicamp), Ruy Braga (USP) e Luiz Henrique Schuch (UFPel) debaterão sobre o tema “Conjuntura nacional: política econômica e social, e efeitos sobre a educação superior”.

Dentre as atividades, também estão programadas ações que acontecerão dentro do próprio campus da Baixada Santista, na unidade da Rua Silva Jardim, 136. A partir das 11h será apresentada palestra com o professor Daniel Vazquez, diretor do campus Guarulhos, que abordará a “Agenda econômica conservadora e ameaças às conquistas sociais”. O discurso será gravado e retransmitido às 19h.

Às 14h será feita uma prestação de contas do campus, com a apresentação da situação orçamentária e dos contratos vigentes com suas readequações. A programação ainda prevê rodas de conversa, debates, além da reprodução do filme ”Educação como Direito”, uma parceria entre a Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) e o Projeto de Extensão Cinema, subjetividade e sociedade: a Sétima Arte na produção dos saberes.

Durante todo o dia as atividades acadêmicas estarão suspensas para que toda comunidade possa participar do fórum. Mais informações estão disponíveis pelo link http://www.unifesp.br/reitoria/dci/assessoria-de-imprensa/educacao-superior-publica