Dra. Leandra Gonçalves, professora da Universidade Federal de São Paulo, foi selecionada pelo The Pew Charitable Trusts como ganhadora do Pew Fellowship in Marine Conservation 2023. Como um dos sete pesquisadores internacionais premiados com a bolsa este ano, Gonçalves receberá US$ 150.000 ao longo de três anos para discutir maneiras de melhorar a conservação marinha na Rede de Áreas Marinhas Protegidas (MPA) do Estado de São Paulo, envolvendo as comunidades e atores locais.
Usando uma ferramenta analítica conhecida como “Contribuições da natureza para as pessoas”, que permite que diversas partes interessadas entendam e quantifiquem os benefícios humanos da natureza, Gonçalves trabalhará com grupos em São Paulo para produzir mapas de ecossistemas marinhos na rede de áreas marinhas protegidas, incluindo suas condições e os serviços ecológicos que fornecem.
“As áreas marinhas protegidas são fundamentais para melhorar a conservação marinha. No entanto, sua eficácia depende de uma variedade de fatores”, disse Gonçalves. “O engajamento dos atores é um dos fatores consistentemente apontados como forma de melhorar a implementação das Unidades de Conservação. Meu projeto envolverá as comunidades locais para explorar esses fatores que podem melhorar a conservação marinha, usando como estudo de caso a Área Marinha Protegida do Estado de São Paulo.”
Como parte de sua pesquisa, Gonçalves também investigará o papel das relações sociais na promoção da conservação marinha. Essas informações serão compartilhadas por meio de uma série de workshops com partes interessadas e tomadores de decisão e um kit de ferramentas on-line de melhores práticas para melhorar o gerenciamento de áreas marinhas protegidas.
Gonçalves se junta à comunidade global da Pew de 202 bolsistas marinhos de 42 países, todos trabalhando para expandir o conhecimento do oceano e promover o uso sustentável dos recursos marinhos. O Programa Pew Fellows em Conservação Marinha apoia cientistas em meio de carreira e outros especialistas que buscam soluções para os desafios que afetam o oceano no mundo todo. Os bolsistas são selecionados por um comitê internacional de especialistas em ciências marinhas com uma ampla gama de conhecimentos após um rigoroso processo de nomeação e revisão.
Leandra Gonçalves é doutora em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e Mestre em comportamento animal e biologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Ela é bacharel em biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Saiba mais sobre Leandra Gonçalves e este esforço de pesquisa aqui.