O projeto é sobre a influência da suplementação de glutamina na cognição e humor em altitude simulada de 4500m.
Para fazer parte da pesquisa, o voluntário deve ser do sexo masculino com idade entre 20 e 30 anos, fisicamente ativo e com IMC 18,5 a 24,9 (Cálculo: Peso Corporal/Altura²).
O experimento funciona da seguinte forma:
São dois dias: sendo o primeiro dia, somente para fazer o eletrocardiograma que é realizado toda quarta-feira das 13h às 16h30, o exame tem duração de aproximadamente 30 minutos.
No segundo dia, será o experimento em si, onde o voluntário ficará em uma câmara que simula altitude das 8h00 às 16h30, sendo que a cada 2 horas ele fará testes de cognição, ansiedade, humor e coleta de sangue. A alimentação será por conta do pesquisador, sendo que a cada 2 horas terá um lanche. Dentro da câmara de altitude o voluntário terá acesso a celular, livros, computador, ou seja, o que quiser levar para entreter o tempo. O experimento é realizado terça, quarta ou quinta de acordo com a disponibilidade do voluntário.
Seis dias antes, o voluntário será suplementado com aminoácido glutamina até o dia que antecede o experimento.
Os exames de eletro e o experimento em si serão realizados no Instituto do Sono que fica na Rua Marselhesa, 500 - 9º andar - Vila Clementino - SP - metrô Santa Cruz.
O prazo para o recrutamento é até o final do ano de 2015, e serão selecionados 40 voluntários.
A pesquisa é coordenada pelo Professor Dr Ronaldo Santos.
Os voluntários que tiverem interesse poderão entrar em contato através do cel. 13 99156-0743 ou pelo e-mail: wanessaysis@gmail.com