Estão abertas as inscrições do processo seletivo de Bolsa de Doutorado Direto, na área de Genética Toxicológica, para atuar no projeto intitulado "Integrando ferramentas de biomonitoramento e ômicas para a predição de efeitos adversos à saúde induzidos pelo metilmercúrio, em comunidades ribeirinhas amazônicas expostas ao metal, via dieta."
O objetivo da proposta é avaliar o impacto da exposição ao mercúrio (Hg), em especial o metilmercúrio (MeHg), sobre parâmetros associados ao estado epigenético, no qual deve-se monitorar a expressão de DNA-metiltransferases e microRNAs que tenham como alvo essas enzimas. O grupo espera que o doutorando seja capaz de conduzir tais análises de maneira independente, manipulando RNA e DNA como rotina.
O(A) candidato(a) deverá comprovar domínio em técnicas de Biologia Molecular (qPCR e RT-qPCR), bem como ter disponibilidade para a realização de expedições na região amazônica. Conhecimentos em estatística serão muito valorizados. Também, é mandatório que o candidato tenha ao menos um artigo publicado como primeiro autor em revista categorizada como A4 (Qualis CAPES) ou acima.
Os(As) candidatos(as) deverão enviar e-mail para o Prof. Gustavo R. M. Barcelos (genintox@gmail.com) contendo uma carta de interesse, com destaque no enquadramento na presente proposta, bem como seu Lattes atualizado. A data limite é 31/08/2023 e o início das atividades está prevista para 01/10/2023.
As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. O(A) selecionado(a) receberá bolsa inicial no valor de R$ 2.349,60, com aumento gradual a cada ano (36 meses, renováveis por mais dois períodos de 12 meses, totalizando 60 meses), além de reserva técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa.
Para mais informações, clique aqui.