Teve início ontem (19), o Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na edição deste ano, o evento, que é gratuito, híbrido (presencial e on-line) e aberto para toda a sociedade, tem como tema "Universidade na Reconstrução da Nação". A palestra de abertura, aconteceu às 9h e foi ministrada por Nísia Trindade, Ministra da Saúde.
No Campus Baixada Santista, no período da tarde e da noite, foram apresentados 51 trabalhos, que trataram de temas relacionados às áreas de saúde, educação, sociedade , meio ambiente, políticas públicas e sociais, além de outros temas ligados aos cursos de graduação e pós-graduação do Institutos de Saúde e Sociedade e do Instituto do Mar.
Também houve a palestra online: Encontro interprofissional: 10 anos da Convenção de Minamata e a decisão para proteger as crianças do amálgama de mercúrio, com a professora do Instituto Saúde e Sociedade, Silvia Tagé. Nesta mesa foram abordadas iniciativas que estão em desenvolvimento, como pesquisas, grupos de estudos e cursos de formação que buscam fortalecer ações no âmbito do internacional, que faz homenagem às vítimas de um dos maiores desastres ambientais do planeta, ocorrido na cidade japonesa de Minamata, e tem o objetivo de proteger a saúde humana e o meio ambiente das emissões e liberações de mercúrio e seus compostos.
Além disso, docentes do Campus Baixada Santista também participaram da palestra do Campus São Paulo "Espaços de formação na Universidade: tecendo redes", que contou com Nildo Alves Batista, Sylvia Helena Batista e Mariana Chaves Aveiro. A professora Mariana participou na condição de coordenadora do NuMAA - Núcleo de Metodologias de Aprendizagem Ativa, que foi institucionalizado no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento Docente da Pró-Reitoria de Graduação. O núcleo tem, entre seus principais objetivos, contribuir para a consolidação das metodologias de aprendizagem ativa na universidade ao propor ações de desenvolvimento docente com intuito de multiplicação do conhecimento e das práticas.
Se você ainda não se inscreveu, não perca a oportunidade de participar!
Mais informações: unifesp.br/congresso
Mesa "Espaços de formação na Universidade: tecendo redes", da esqueda para direita: Silvia Batista, Marilena Rosalen e
Nildo Alves Baptista. Foto: Renato Zamarrenho.
Apresentações de trabalhos. Foto: Jaquelina Imbrizi
Apresentações de trabalhos. Foto: Jaquelina Imbrizi
Apresentações de trabalhos. Foto: Jaquelina Imbrizi
Apresentações de trabalhos. Foto: Marcia Novelli
Docentes e estudantes em uma das sessões de trabalhos. Foto: Danielle Caranti.