Começou o Congresso Acadêmico da Unifesp!

Teve início ontem (19), o Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na edição deste ano, o evento, que é gratuito, híbrido (presencial e on-line) e aberto para toda a sociedade, tem como tema "Universidade na Reconstrução da Nação". A palestra de abertura, aconteceu às 9h e foi ministrada por Nísia Trindade, Ministra da Saúde.

No Campus Baixada Santista, no período da tarde e da noite, foram apresentados 51 trabalhos, que trataram de temas relacionados às áreas de saúde, educação, sociedade , meio ambiente, políticas públicas e sociais, além de outros temas ligados aos cursos de graduação e pós-graduação do Institutos de Saúde e Sociedade e do Instituto do Mar.

Também houve a palestra online: Encontro interprofissional: 10 anos da Convenção de Minamata e a decisão para proteger as crianças do amálgama de mercúrio, com a professora do Instituto Saúde e Sociedade, Silvia Tagé. Nesta mesa foram abordadas iniciativas que estão em desenvolvimento, como pesquisas, grupos de estudos e cursos de formação que buscam fortalecer ações no âmbito do internacional, que faz homenagem às vítimas de um dos maiores desastres ambientais do planeta, ocorrido na cidade japonesa de Minamata, e tem o objetivo de proteger a saúde humana e o meio ambiente das emissões e liberações de mercúrio e seus compostos.

Além disso, docentes do Campus Baixada Santista também participaram da palestra do Campus São Paulo "Espaços de formação na Universidade: tecendo redes", que contou com Nildo Alves Batista, Sylvia Helena Batista e Mariana Chaves Aveiro. A professora Mariana participou na condição de coordenadora do NuMAA - Núcleo de Metodologias de Aprendizagem Ativa, que foi institucionalizado no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento Docente da Pró-Reitoria de Graduação. O núcleo tem, entre seus principais objetivos, contribuir para a consolidação das metodologias de aprendizagem ativa na universidade ao propor ações de desenvolvimento docente com intuito de multiplicação do conhecimento e das práticas.

Se você ainda não se inscreveu, não perca a oportunidade de participar!

Mais informações: unifesp.br/congresso

IMG_20230619_163002071_BURST001_COMP.jpg
Mesa "Espaços de formação na Universidade: tecendo redes", da esqueda para direita: Silvia Batista, Marilena Rosalen e
Nildo Alves Baptista. Foto: Renato Zamarrenho.

20jun2023_-_jaquelina_imbrizi_1.jpeg

20jun2023_-_jaquelina_imbrizi_2.jpeg

20jun2023_-_jaquelina_imbrizi_3.jpeg

20junho2023_-_sessao_449_-_marcia_noveli.jpeg
Apresentações de trabalhos. Foto: Marcia Novelli

WhatsApp_Image_2023-06-19_at_15.34.43.jpeg
Docentes e estudantes em uma das sessões de trabalhos. Foto: Danielle Caranti.