Terceiro dia do Congresso Acadêmico Unifesp 2023

O terceiro dia do Congresso Acadêmico da Unifesp contou com diversas atividades.

Na parte da manhã ocorreu a mesa, intitulada "As Políticas Indutoras e Formação na Saúde : possibilidades e desafios", com a mediação do diretor acadêmico do Campus Baixada Santista, Odair Aguiar Junior, e o docente do curso de Psicologia do Instituto de Saúde e Sociedade e Pró-Reitor Adjunto de Graduação da Unifesp, Maurício Lourenção Garcia. A mesa trouxe a interlocução com a Secretária Nacional da Secretaria da Gestão, Trabalho e Educação da Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS), para dialogar sobre o momento de reconstrução de políticas públicas que estamos vivendo com o novo governo, trazendo a tona o histórico de cada política indutora e a importância de sua manutenção, adequação e/ou reimplantação.

Outro destaque foi a mesa "Instituto do Mar: 11 anos de atividades", que contou com a participação do diretor do IMar Igor Dias Medeiros e dos docentes Leonardo Q. Yokoyama, Cledson Akio Sakurai e Paula C. Jimenez. Foi um momento de reflexão da Construção dos Cursos de Graduação, das Câmaras e do próprio Instituto, conforme a tramitação oficial como a segunda Unidade Universitária do Campus, ocorrida em 2019. Ainda, foram abordadas as tratativas de implantação do Curso de Oceanografia para 2024 e o recém-conquistado Doutorado no Programa de Pós graduação em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira. Foi destacado o grande potencial dos projetos e programas de extensão do Instituto. O Diretor do IMar finalizou resgatando o percurso das alterações de infraestrutura tanto do ponto de vista retrospectivo, iniciado na Unidade Ponta da Praia, quanto perspectivo, discutindo os usos dos novos Laboratórios das Engenharias na Unidade do Centro Histórico de Santos, inaugurados em 2022.

Ao longo do dia foram apresentados 61 trabalhos científicos, entre Iniciação Científica, pós-graduação e projetos de extensão.

Se você não se inscreveu, ainda dá tempo!

Mais informações: unifesp.br/congresso

politicas-indutoras-formacao-saude-todos-21jun2023.jpeg
Mesa Políticas Indutoras e Formação na Saúde : possibilidades e desafios que aconteceu on-line.

politicas-indutoras-formacao-saude-odair-mauricio-21jun2023.jpeg
Mediadores da Políticas Indutoras e Formação na Saúde : possibilidades e desafio.

11anosimar-igor-medeiros-21jun2023.jpeg
Diretor do IMar, Igor Dias Medeiros na mesa "Instituto do Mar: 11 anos de atividades" (Foto: Emiliano Castro de Oliveira)

11anosimar-plateia-21jun2023.jpg
Participantes da mesa "Instituto do Mar: 11 anos de atividades" (Foto: Emiliano Castro de Oliveira)