Docente do Campus Baixada Santista da Unifesp participa como julgadora do Prêmio Mãe Santista 10 Anos

Santos está ingressando no sexto mês do ano com o menor índice de mortalidade infantil da história, apurado desde 1990. De janeiro a maio de 2023, a Cidade registrou 6,3 mortes por mil nascidos vivos, resultado mais baixo já verificado no Município. O volume é ainda menor – cerca de três por mil, quando apresentados somente os dados das maternidades municipais Silvério Fontes e Estivadores.

O número agora apurado demonstra novo progresso. No final de abril, a Cidade já havia atingido o menor nível da história, com índice de 7,8 por mil nascidos vivos.

A informação foi destaque em junho (5), durante a cerimônia do Prêmio Mãe Santista 10 Anos, realizada no Paço Municipal (Centro Histórico).

A premiação reconhece os três melhores trabalhos desenvolvidos por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde dentro do programa Mãe Santista, que presta assistência integral à gestante e ao bebê até o segundo ano de vida. Ao todo, foram 22 trabalhos inscritos em todos os níveis de atenção à saúde maternoinfantil: policlínicas, unidades especializadas, maternidades e vigilância.

Os trabalhos foram julgados pela professora do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Macarena Urrestarazu Devincenzi, presente na cerimônia, e pela secretária do Comitê Regional de Vigilância à Morte Materna, Infantil e Fetal, Janete Araújo Edington Santos.

A cerimônia contou ainda com a participação da vice prefeita Renata Bravo.

A reportagem completa sobre pode ser conferida no site da Prefeitura de Santos.

Para saber mais sobre a premiação, clique aqui.