Nos dias 30 de junho e 07 de julho, o Projeto de Extensão “Vozes das Crianças, Adolescentes e jovens”: Educação em direitos humanos” realizou dois encontros de socialização dos aprendizados com adolescentes em cumprimento de medidas de privados de liberdade, por compreender a nossa parte na história dos educação em direitos humanos de criança e do adolescente.

Os encontros foram permeados de afetos, diálogo e socialização do significado desse aprendizado político que é assegurar as Vozes de Crianças e Adolescentes, em uma sociedade que não reconhece essa fase peculiar da vida.

Os adolescentes disseram da importância de conhecer a Unifesp e saber da possibilidade de frequentá-la, após a conclusão do ensino médio. Esta parceria iniciou em abril de 2023, entre o Vozes das Crianças, Adolescentes e jovens”: Educação em direitos humanos” e o Projeto Guri, o qual já desenvolve ações relacionadas à música na Fundação Casa. A Eliete assistente pedagógica da Fundação Casa disse da importância dessa parceria entre Unifesp, Projeto Guri e Fundação Casa, para o desenvolvimento dos adolescentes. O diretor acadêmico esteve no dia 30 de junho e deu as boas vindas aos adolescentes enfatizando a função social da Universidade Pública. A coordenadora do Projeto, Professora Francisca Pini, agradeceu imensamente as estudantes Mariana Bensadon (Curso de Psicologia), Isadora Aragão (Curso de Ciências Sociais) e Geovanni Perrella Curso de Serviço Social) pela planejamento e desenvolvimento das atividades com os adolescentes. Agradeceu também as estudantes Vitória e Laura que são extensionistas na UME Pedro Crescenti, Suziane, Flavia e Vitória extensionistas na EE Alfredo Viegas, Vitoria, Greice e Juliane EE Yolanda Conte e Flávia e Amanda no Espaço Cultural Jardim Damasceno e Leda e Sophia extensionistas no ProjetoTia Egle.

No dia 13 de julho, quando o Estatuto da Criança e do Adolescente completará 33 anos, o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Famílias (GCAF) participará do bloco Eureca organizado pelo Instituto Camará em conjunto com o Movimento dos Direitos Humanos da Baixada Santista, concentração às 9h, Praça Heróis de trinta e dois- São Vicente/SP.

francisca-pini-1.jpg
Foto acervo do Projeto de Extensão- fotografia Francisca Pini