No dia 21 de novembro aconteceu a abertura oficial da Semana da Consciência Negra da Unifesp e o início das atividades programadas pelos campi.
No Campus Baixada Santista, a atividade de abertura celebrou os 10 anos do Núcleo Reflexo de Palmares, contando com professores, egressos e estudantes que participaram da fundação do núcleo.
Na ocasião, foram revisitados os temas e memórias das primeiras semanas da consciência negra do campus, assim como, foi destacado o protagonismo do núcleo no enfrentamento ao racismo institucional; no apoio para implementação das políticas afirmativas e de permanência estudantil; no desenvolvimento de produções acadêmica sem comunhão com a comunidade local e, na produção de um espaço de acolhimento e cuidado para docentes, discentes e técnicos negros/as/es do campus.
O grupo Quiloa Maracatu encerrou a cerimônia prestando uma homenagem junto à comissão organizadora local da semana para a professora Renata Gonçalves, idealizadora e fundadora do Núcleo reflexo de Palmares.
À noite foi encerrada com a apresentação de duas pesquisas de conclusão de curso desenvolvidas no campo da assistência social, dedicadas à reflexão sobre a questão étnico racial e o direito à saúde mental e, à moradia digna na perspectiva das mulheres negras, respectivamente, conduzidas pelas egressas Denise Andrade e Thaís Helena Modesto.