Segundo dia de atividades da Semana da Consciência Negra

Com um dia repleto de atividades, a quarta-feira da Semana da Consciência Negra (22/11) no Campus Baixada Santista da Unifesp, iniciou-se com a apresentação e discussão de trabalhos acadêmicos desenvolvidos no marco do Projeto de Curricularização da Extensão "Nguzo: Educação Antirracista no Cuidado em Saúde", sob responsabilidade do Eixo "O Ser Humano e sua Inserção Social (IS)" e, contou com cerca de 250 estudantes debatendo as desigualdades de raça, classe e gênero considerando os atravessamentos para saúde digital no cuidado em saúde.

Mais tarde, aconteceram as oficinas "Negritude na Fotografia" e "Educação popular, escrevivência e territórios", sob responsabilidade das professoras Fátima Queiróz e das professoras Francisca Pini e Marisol Zamboni, respectivamente.

Ainda na quarta-feira, foi inaugurado o Espaço Infantil Erê com objetivo de garantir a participação de mulheres mães e responsáveis nas atividades da semana, como também, um espaço lúdico e educativo para as crianças, sob coordenação da professora Priscila Cardoso.

No período da noite aconteceu o "Encontro de Cursinhos Populares: acesso permanência e presença negra na universidade", organizado pelas professoras Camila Melo, Luzia Baierl e Marta Cirera.

Por fim, o encerramento ficou por conta do lançamento de livros organizados pelos professores Deivison Faustino, Allan da Rosa e Walter Lippold: "Balanço Afiado: estética e política em Jorge Ben"; " O colonialismo digital: por uma perspectiva hacker-fanoniana" e "Por um fio: uma escuta das diásporas pulsionais" de Kwame Yonatan.

oficina_fotografia_2.jpg
Oficina "Negritude na Fotografia", com a professora Fátima Queiroz