Unifesp Promove Evento Sobre Planejamento Espacial Marinho em Santos

3_planejamento-espacial-marinho-6dez2023.jpeg

O processo de planejamento espacial marinho busca compatibilizar o uso e a conservação do meio ambiente marinho de forma justa e equitativa

Em um evento realizado ontem na Associação Comercial de Santos, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp - Instituto do Mar) organizou uma mesa-redonda para discutir o futuro do planejamento espacial marinho, com recorte especial para a região sudeste. A mesa-redonda contou com a participação da Dra. Marinez Scherer, coordenadora de gestão costeira e marinha, do Departamento de Oceano e Zona Costeira do Ministério do Meio Ambiente e teve a participação de especialistas e representantes de diversos setores que interagem com o oceano, incluindo Fernanda Stori, consultora independente; Marcos Vinicius, da Guara Vermelho; Henrique Kefalas, do Instituto Linha D’água; Eduardo Varella, do Brazilian Energy Council e da ACS; Natalia Micossi, da CPLA/SEMIL; Bruno Fernandes Takano, da Autoridade Portuária de Santos; e Rodrigo Levikoviks, da Fundação Florestal. A mesa-redonda foi moderada pela Profa. Dra. Leandra Gonçalves do Instituto do Mar.

Durante a mesa-redonda, foi enfatizado que o planejamento espacial marinho deve ser um processo participativo, envolvendo intenso diálogo, o que representa um desafio significativo. Os participantes trouxeram à tona a importância do diálogo inclusivo, ressaltando a necessidade de envolver setores como a pesca artesanal e os jovens. Para Marinez Scherer “Não há planejamento espacial azul sem a participação dos diferentes atores, e para isso é preciso existir colaboração”.

Na parte da tarde, a oficina organizada e coordenada pela Profa. Leandra Gonçalves destacou-se pela sua abordagem inovadora. Com a presença de alunos e docentes do Instituto do Mar (Unifesp), Unesp (São Vicente), Universidade Federal do Pará e Instituto Oceanográfico da USP, além de gestores de Unidades de Conservação de São Paulo, foi apresentado um jogo didático, fruto de uma colaboração entre os governos brasileiro e holandês. O jogo, que se assemelha ao WAR, foi criado para simular o processo de planejamento espacial marinho de maneira lúdica, mas informativa, abordando todos os seus componentes e desafios. Este método pioneiro de ensino e de conscientização foi trazido à Unifesp, que é a primeira universidade brasileira a utilizar tal ferramenta, emprestada pela Marinha do Brasil.

Este evento representa um marco importante na discussão sobre o uso sustentável dos oceanos, abrindo caminho para novas estratégias de educação e diálogo entre os tomadores de decisão. A Profa. Leandra Gonçalves destaca que o jogo é uma ferramenta valiosa tanto para o ensino quanto para o avanço no entendimento do planejamento espacial marinho.

Para mais informações sobre o evento e futuras iniciativas: https://www.instagram.com/gov_oceano/

 

1_planejamento-espacial-marinho-6dez2023.jpg

2_planejamento-espacial-marinho-6dez2023-.jpg

4_planejamento-espacial-marinho-6dez2023.jpeg