Projeto de extensão “Vozes das crianças, adolescentes e jovens: educação em direitos humanos” promove encontro na Unifesp

fotodecapacompress.jpg

Desde 2020, o Projeto de Extensão “Vozes das crianças, adolescentes e jovens: educação em direitos humanos” faz parte do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adolescentes e Famílias (GCAF) do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O projeto surgiu como uma resposta à necessidade de promover reflexões sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes e contribuir para o desenvolvimento e participação democrática de crianças, adolescentes e jovens nos espaços públicos. Fortalecer a participação política de crianças e adolescentes e o conhecimento sobre a doutrina de proteção integral.

Durante o segundo semestre de 2023, as extensionistas Laura e Bruna dialogaram com crianças de 4 a 6 anos, da educação infantil, da UME Cyro de Athayde Carneiro, sendo o primeiro ano com essa faixa etária. O percurso foi baseado no direito à educação presente no capítulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente, tendo por objetivo promover a educação em direitos humanos com foco no direito ao acesso e permanência escolar. Este mesmo direito foi desenvolvido pelas extensionistas Raissa e Maria Clara com os jovens do Espaço Cultural Jardim Damasceno – Brasilândia/SP, de modo remoto devido à distância. As extensionistas Leda e Marina desenvolveram também o tema referente o direito à educação, com crianças do ensino fundamental, na UME Pedro Crescenti situada em Santos. As extensionistas Thaisa e Luisa abordaram o tema referente ao direito à profissionalização e ao trabalho, com os Jovens da EE Alfredo Reis Veigas de Praia Grande, e, as extensionistas Mariana e Flávia trilharam a mesma reflexão com os jovens da Fundação Casa de São Vicente.

No dia 08 de dezembro, das 9h às 12h, reuniram-se no Saguão Central do Edifício Mariângela Duarte, para compartilharem aprendizados e conhecerem a Unifesp. O encontro foi recheado de afetos e muitos elogios aos extensionistas da Unifesp, dos cursos de psicologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social. Na abertura contamos com a professora Glaucia Champion, vice diretora do Instituto Saúde e Sociedade (ISS), Ricardo Guerra, coordenador da Câmara de Extensão e Cultura do ISS, e da Coordenadora do Projeto, Professora Francisca Pini.

Agradecimentos especiais, à Rosana da Escola Pedro Crescenti, Professor Jorge e Professora Damiana da EE Alfredo Reis, Camila Gomes do Projeto Guri e articuladora das ações junto à direção da Fundação Casa e a professora Camila Gibin, do Curso de Serviço Social pela curricularização da extensão no percurso da Fundação Casa, na unidade curricular Trabalho e Questão Social.

Onibus_da_Unifesp.jpg

EEAlfredo_Reis.jpg