GT Mergulho Científico publica artigo sobre mergulho científico no Brasil

Na Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (ONU), também conhecida como Década do Oceano, o GT Mergulho Científico, ligado ao PPG-Mar/SECIRM, trouxe a primeira revisão sobre a dimensão e a importância do uso do mergulho no desenvolvimento da ciência no Brasil.

O estudo, publicado recentemente, teve a participação de vários cientistas e colaboradores/mergulhadores, de 26 instituições de diferentes regiões do Brasil e exterior, colaborando, assim, para uma diversidade de conhecimento sobre o assunto. Dentre os participantes, está o docente do Instituto do Mar do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Augusto Cesar.

Entre os temas abordados, o artigo traz fatos históricos do desenvolvimento do mergulho científico no país, sua evolução, além de uma ampla revisão do uso dos métodos de estudos subaquáticos nas descobertas de diversas áreas da ciência, que vai desde estudos biológicos, até os menos conhecidos como estudos em cavernas e arqueologia subaquática. Além disso, o artigo discute a perspectiva do desenvolvimento dessa atividade no Brasil, o ensino e formação de novos pesquisadores com essa habilidade, a necessidade de reconhecimento, regulamentação e investimento no mergulho científico no país, e questões relativas à segurança na atividade.

O GT Mergulho Científico tem como objetivo principal organizar, integrar, harmonizar e principalmente regulamentar a atividade de mergulho científico no âmbito acadêmico nacional.  Para saber mais informações, siga-o nas redes sociais (@gtmergulhocientifico).

Já o artigo, pode ser acessado na íntegra, clicando aqui.

page1image13468688-.jpg