Confira o que aconteceu no último dia de atividades presenciais do Congresso Acadêmico Unifesp

UMA_-_Roda_de_Bordados2.jpg

O terceiro e último dia de atividades presenciais do Congresso Acadêmico Unifesp 2024  manteve o ritmo de debates e atividades intensas.

No Instituto Saúde e Sociedade (ISS), as rodas de conversa exploraram a integração e o cuidado interprofissional na saúde, além de inovações em arte, corpos e acessibilidade, promovendo um diálogo interdisciplinar entre os participantes.

As sessões científicas abordaram temas diversos, incluindo demência na terceira idade, cuidados em saúde mental e paliativa, família e saúde, práticas da terapia ocupacional em territórios urbanos e terapias alternativas para o autocuidado. Outros tópicos discutidos foram os desafios na formação em educação e saúde, as consequências pós-COVID e as relações entre cultura, corpo e emoções, ampliando as discussões sobre saúde e bem-estar.

As mesas temáticas trataram de assuntos cruciais. Em "Curricularização da Extensão: Potencialidades e Desafios", os cursos do Instituto de Saúde e Sociedade apresentaram seus percursos e estágio atual na curricularização, promovendo uma reflexão conjunta sobre os avanços e desafios enfrentados. "Processos de Aprendizagem Ativa: experiências e perspectivas" destacou práticas inovadoras de ensino e o Núcleo de Metodologias de Aprendizagem Ativa (NuMAA) como espaço para formação docente. O "Fórum Permanente de discussão do Projeto Político Pedagógico do Instituto de Saúde e Sociedade" discutiu os 18 anos do projeto, seus desafios e perspectivas futuras. No "Fórum Outra Baixada Santista é possível!", foram debatidas questões urbanas, sociais e ambientais da região, fortalecendo o papel da participação social na busca pelo direito à cidade. Por fim, "Clínicas Abertas: Psicanálise, Política e Sociedade" apresentou a história e experiências de Clínicas Abertas em São Paulo e Santos.

O "UMA - Unifesp Mostra Sua Arte" enriqueceu o evento com atividades culturais. Pelo terceiro dia, a exposição "Mãe Terra" trouxe os quadradinhos bordados que conectam arte e natureza, integrando as oficinas de Roda de Bordados. A intervenção artística "O que temos sonhado no Planeta Terra?" continuou com a escuta ativa de sonhos e expectativas das pessoas sobre o planeta, enquanto uma manta colorida era tricotada para simbolizar as variações climáticas diárias. A barraquinha de produtos das oficinas do CAPS Centro, pelo segundo dia, destacou o talento dos participantes e reforçou a importância da inclusão social. A exposição de artesanato das Mães Atípicas Empreendedoras da Praia Grande celebrou o empreendedorismo materno atípico, enquanto o ilustrador Lucas Souza da Silva apresentou suas obras em quadros e adesivos. A exposição "O Colorido da Pele Preta" celebrou a beleza e profundidade da pele preta, convidando o público a uma experiência visual intensa.

No Instituto do Mar (IMAR) o dia foi explicitado por discussões e apresentações de trabalhos que destacaram soluções inovadoras para a preservação dos ecossistemas marinhos, monitoramento ambiental e ações de sustentabilidade costeira. A mesa redonda "Vamos Trabalhar?" abordou o diferencial dos cursos de graduação do IMAR na obtenção de estágio e na colocação no mercado de trabalho. Egressos e estudantes dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Mar, Engenharia Ambiental e Engenharia do Petróleo descreveram os pontos fortes da sua formação e a importância de terem uma visão interdisciplinar, o grande diferencial dos cursos desta instituição.

O sucesso das ações presenciais do congresso deste ano, marcado por trocas enriquecedoras, reforçou o compromisso da comunidade acadêmica com a inclusão de diferentes perspectivas, a inovação científica e o fortalecimento de parcerias colaborando com a missão da Unifesp de formar profissionais e cidadãos conscientes, críticos e tecnicamente habilitados, nas mais diversas áreas, preparados para transformar a realidade e desenvolver o país, na construção de uma sociedade mais justa, democrática, plural e sustentável.

Convidamos todos a participar da próxima edição, que promete novas descobertas, colaborações e debates em prol do avanço científico e da transformação da sociedade.

MT_-_Curricularização_da_Extensão.jpg
Mesa temática: Curricularização da extensão. Foto: Acervo ISS.

Sessão_Científica_2.jpg
Sessão cientícica. Foto: Acervo ISS.

Sessão_Científica_4out.jpg
Sessão cientícica. Foto: Acervo ISS.

Coffee_Break.jpg
Coffee Break. Foto: Acervo ISS

750_forum_outra_baixada_tania_diniz_1.jpg
Mesa temática: Fórum Outra Baixada é Possível. Foto: Tania Mara Ramos de Godoi Diniz

750_forum_outra_baixada_tania_diniz_2.jpg

750_forum_outra_baixada_tania_diniz_3.jpg

750_forum_outra_baixada_tania_diniz_4.jpg

750_forum_outra_baixada_tania_diniz_5.jpg

Processo_de_aprendizagem_ativas_-_Mari_Aveiro_3out_3.jpeg

Processo_de_aprendizagem_ativas_-_Mari_Aveiro_3out_5.jpeg

Processo_de_aprendizagem_ativas_-_Mari_Aveiro_3out_1.jpeg

Processo_de_aprendizagem_ativas_-_Mari_Aveiro_3out_2.jpeg

MT_-_Fórum_PPP.jpg
Mesa temática: Fórum PPP ISS. Foto: Acervo ISS.

750_clinicas_abertas_jaquelina_imbrizi_1.jpg
Mesa temática: Clínicas Abertas. Foto: Jaquelina Imbrizi

750_clinicas_abertas_jaquelina_imbrizi_2.jpg
Mesa temática: Clínicas Abertas. Foto: Jaquelina Imbrizi

S_2_9407_Roda_de_conversa_de_proj_ext_-_Mari_Aveiro_3out_1.jpeg
Roda de conversa sobre projetos de extensão. Foto: Mariana Aveiro.

UMA_-_Roda_de_Bordados_2.jpg
Roda de bordados. Foto: Acervo ISS

UMA_-_O_colorido_da_pele_preta.jpg
UMA - Colorindo a pele preta. Foto: Acervo ISS.

UMA_-_quadros_e_adesivos.jpg
UMA - Quadros e adesivos. Fotos: Acervo ISS.

20241003_160844.jpg

20241003_160846.jpg