O tabagismo continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo, estando diretamente associado a diversas doenças crônicas e mortes evitáveis. Com o objetivo de contribuir para a redução desse grave problema, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, lançou o projeto de extensão "Pare de Fumar: Apoio para uma Vida Sem o Tabaco".
A iniciativa oferece suporte especializado, com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, aos indivíduos que desejam abandonar o cigarro. O projeto promove uma abordagem não medicamentosa e acessível para a cessação do tabagismo, focada em mudanças de hábitos e no fortalecimento da saúde integral.
O projeto tem como foco atender fumantes acompanhados pelo Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde de Santos e fumantes na fase de contemplação da ideia de parar de fumar que buscam ajuda.
Durante oito semanas, os participantes receberão apoio contínuo por meio de orientações e práticas para a promoção de saúde, como a inclusão de exercícios físicos, alimentação saudável, técnicas de relaxamento e acompanhamento psicológico. As intervenções são realizadas em formato de grupos e incluem prescrição individualizada de exercícios, avaliação nutricional, apoio psicológico e orientações sobre mudanças de estilo de vida.
Contato: WhatsApp (13) 98221-9269 e Instagram: paredefumar.bs