Fernanda Garcia dos Santos, do Campus Baixada Santista, foi classificada por sua pesquisa sobre pães sem glúten
Foto: Charles Damasceno
No último dia 15 de setembro, o trabalho desenvolvido por Fernanda Garcia dos Santos, mestranda da Unifesp, Campus Baixada Santista, foi classificado na terceira colocação do 28º Prêmio Jovem Cientista (2014), instituído pelo CNPq. A aluna do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, bem como sua orientadora, professora Vanessa Dias Capriles, participaram da cerimônia de premiação, realizada no Palácio do Planalto, na qual estiveram presentes a presidente da República, Dilma Roussef, o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich Guralnik, entre outras autoridades.
O tema da pesquisa premiada foi “Inovação para o desenvolvimento de pães sem glúten de boa qualidade tecnológica, sensorial e nutricional: contribuições para o tratamento dietético dos doentes celíacos e demais intolerantes ao glúten”. Os projetos desta edição abordaram o tema “Segurança Alimentar e Nutricional”. O estudo foi realizado com subsídio da Fapesp, na modalidade “Jovem Pesquisador”.
Um trabalho desenvolvido como continuidade deste projeto foi contemplado em primeiro lugar na área de Ciência dos Alimentos do Prêmio SBAN ILSI durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, que ocorreu em São Paulo entre 25 e 27 de agosto deste ano.
A equipe responsável pela pesquisa foi composta por: Fernanda G. Santos (mestranda e bolsista da Capes), Ester M. Reis e Beatriz G. Costa (estudantes do curso de Nutrição da Unifesp e bolsistas de iniciação científica da Fapesp), sob orientação da professora Vanessa Dias Capriles.