Educar é a tarefa do professor, performar é a tarefa do artista, brincar é a tarefa da criança. E se estas funções fossem misturadas? Cruzar estas fronteiras é aposta do projeto Circulação Cupinzeiro, que discute a produção de arte para crianças por meio de uma programação gratuita de intervenções, oficina e palestra nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro, em Cubatão (SP).
Criado em 2014 como uma intervenção artística do Laboratório de Corpo e Arte da Unifesp, o Cupinzeiro reúne dez performistas que ocupam lugares públicos de formas inesperadas, onde corpos e coisas se misturam, entremeio um jogo de fugas, conexões e amontoados de gente. Ainda que silenciosa, a intervenção não passa despercebida, sobretudo pelas crianças, que se entregam aos movimentos contagiantes dos artistas.
Segundo o diretor, Vinícius Terra, o papel das crianças na circulação é de extrema importância. “Inicialmente, a intervenção tinha foco nos espaços, não nas crianças. Mas com as apresentações elas se tornaram inevitáveis, pois vimos que elas são o nosso público mais fiel, o nosso elenco mais espontâneo, a nossa mais temida crítica. Depois percebemos que os ensaios só teriam sentido com a presença dos pequenos e, a partir deste momento, crescemos muito. Também surgiram muitas indagações sobre as diferenças entre fazer arte para crianças e com elas, uma mudança que não é só estética, pois implica outra relação de poder”, explica o diretor.
Com o objetivo de ampliar este debate e circular a intervenção, o projeto Circulação Cupinzeiro foi contemplado pelo Edital PROAC 2015, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e realizará circuito em 2016 pelas cidades Santos, Ilhabela e Campinas, começando por Cubatão. Na programação cultural, além das performances pela cidade, o projeto Circulação Cupinzeiro pretende abrir uma discussão pública sobre arte e performance para crianças, com oficina e encontro reflexivo com especialistas convidados, como as artistas Uxa Xavier (Lagartixa na Janela/SP), a pesquisadora Renata Fernandes (Unesp), além dos docentes e colaboradores do Laboratório de Corpo e Arte da Unifesp, coordenado pelo Professor Vinícius Terra. Nesta etapa, as ações acontecerão no Parque Anilinas, em parceria com a Prefeitura de Cubatão.
Serviço:
Circulação Cupinzeiro (com o Laboratório de Corpo Arte da Unifesp)
Parque Anilinas (Av. 9 de Abril s/n - Centro, Cubatão) e Praça da Independência
Dias 26 e 27 de fevereiro
A participação é gratuita
Inscrições em: corpoearte.lab@gmail.com
Informações http://corpoeartelab.com/
Programação:
Oficina: Jogos de Dança para um Corpo Coletivo
26/02 (sexta-feira) das 8h às 10h
Sala do Prédio Multimídia do Parque Anilinas
Com Renata Fernandes (pesquisadora na Unesp)
Para educadores. 25 vagas. Gratuito.
Inscrições por e-mail até 24/02
Palestra: Corpo Território de Memórias
26/02 (sexta-feira) das 10h às 12h
Sala do Prédio Multimídia do Parque Anilinas
Com a convidada Uxa Xavier (Núcleo Lagartixa na Janela).
Para educadores, artistas, estudantes e interessados no tema. 80 vagas.
Inscrições por e-mail até 24/02
Intervenção: Cupinzeiro
26/02 (sexta-feira) 15h
Praça da Independência, Jardim Casqueiro
Para crianças das escolas da região.
Encontro: Uxa Xavier e Laboratório de Corpo e Arte (Unifesp)
27/02 (sábado) das 9h às 12h
Sala do Prédio Multimídia do Parque Anilinas
Intervenção: Cupinzeiro
27/02 (sábado) 15h
Espaços de Circulação do Parque Anilinas