Thatiane Lopes Valentim Di Paschoale Ostolin foi contemplada por seu estudo que mostra a importância de educar o corpo desde a infância
O trabalho da mestranda Thatiane Lopes Valentim Di Paschoale Ostolin, do Campus Baixada Santista da Unifesp, foi premiado na 12ª edição do Congresso Internacional Rede Unida, realizado entre os dias 21 e 24 de março de 2016 em Campo Grande (MS). A pesquisa foi coordenada pelos professores Vinicius Demarchi Silva Terra e Fernanda Flávia Cockell.
O projeto, intitulado “Como Educar o Corpo? Articulação com as Humanidades para Superar as Carências do Mito da Postura Correta na Educação Postural”, foi contemplado na categoria IV Prêmio Mário Quintana, que reconhece a inovação na saúde, a partir de experiências que tenham como fios condutores a criatividade, a invenção lúdica e a intersetorialidade.
O trabalho mostra que a apreensão da postura corporal feita ainda na infância, por meio do toque e do reconhecimento do próprio corpo, proporciona a formação de uma consciência da própria postura e favorece que esta noção acompanhe o indivíduo por toda a vida. No caso das crianças, o brincar na escola pode atuar no sentido de produção de saúde, devido a sua importância no desenvolvimento dos pequenos.