19.03.2018 - OFICINA: Segunda Empática: Vivências em Comunicação Não-Violenta (CNV).

A Oficina faz parte das atividades relacionadas ao Programa de Extensão "Teko-Porã: Direitos Humanos e práticas de Paz". Ela será ministrada pelos coordenadores e extensionistas, que atuam há dois anos com formação em CNV. O evento é aberto a todos os estudantes e profissionais interessados na temática da Comunicação Não-Violenta, não sendo necessária experiência prévia. Ele visa a constituição de uma série de ações de fortalecimento de práticas integradas e de uma rede de atores e instituições voltadas ou interessadas em desenvolver trabalhos e ações por meio dos princípios da Comunicação Não-Violenta na região da Baixada Santista.

A Oficina ocorrerá no dia 19 de março, a partir das 13h30min, com duração total de 2 horas, no saguão lateral da Unidade Silva Jardim da Unifesp-BS.

As inscrições devem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/U8LYuJIsx0lByxAM2

 

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08.03.2018 - Aula magna do Programa de Residência em Rede de Atenção Psicossocial Unifesp-BS

A aula magma do Programa de Residência em Rede de Atenção Psicossocial Unifesp-BS acontecerá no dia 08/03/2018, às 14:00, no Auditório do Edifício Acadêmico II, situado à Rua Carvalho de Mendonça, 144 - térreo - Santos - SP.

Terá como tema "Práticas e Construções na Rede de Atenção psicossocial na atualidade" e será ministrada pelo Prof. Dr. Roberto Tykanori Kinoshita.

Está aberta aos interessados no tema, estudantes, docentes e técnicos do campus Baixada Santista e aos profissionais dos serviços de saúde mental.

 

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22.02.2018 - Lançamento do livro Cirandas do Brincar

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Apresentação


CIRANDAS DO BRINCAR: FORMAÇÕES E PRÁTICAS PROFISSIONAIS é um livro feito por um coletivo de docentes e profissionais de saúde e educação. Os autores têm formação em distintas áreas de conhecimento, como nutrição, psicologia, educação, terapia ocupacional, fisioterapia, porém todos consideram o brincar uma atividade orientadorade suas práticas e intervenções.

A riqueza e a contribuição deste livro consistem em apresentar a atividade lúdica como provocadora da experiência de compartilhar, criar vínculos e aprender, vivenciada em diferentes territórios e contextos. Nos vários capítulos que compõem esta obra, vemos adultos, jovens e crianças brincando, resgatando sua ludicidade e se apropriando de sua criatividade.

Atualmente, o brincar tem-se destacado por sua importância no desenvolvimento humano. Como princípio de qualidade de vida e bem-estar, essa atividade ocupa um lugar privilegiado no processo de amadurecimento do indivíduo. A atividade lúdica instaura uma nova relação com a vida, estabelece outros jeitos de viver e fazer, cria condições de sociabilidade permeadas pela amizade, cooperação e noção de responsabilidade coletiva.

Em tempos difíceis, em que a competitividade, o individualismo e o consumismo parecem ditar normas e condutas, o brincar tem outra função: caminhar na contramão dos processos hegemônicos. Nesse sentido, podemos afirmar que o brincar se apresenta como uma subversão de determinada ordem e organização social.
O primeiro capítulo do livro nos brinda com as dimensões teóricas e conceituais do brincar e, a partir dessa leitura inicial, os capítulosdividem-se em duas temáticas principais: a primeira aborda a formação lúdica de estudantes universitários e profissionais de saúde e educação, evidenciando a importância desse conteúdo em sua formação. Na segunda parte do livro, os autores nos mostram diversos projetos que têm no brincar sua principal atividade para o cuidado de crianças, jovens e adultos.

Os capítulos que tratam da formação lúdica nos mostram que o brincar para o adulto se traduz na sua criatividade para superar obstáculos, na sua confiança no mundo e na sua possibilidade de preocupar- se com o outro, propiciando o cuidado e o encontro. Cyrce Andrade menciona que a infância integra os adultos que somos hoje, de
modo que não é coisa do passado1. Por essa razão, quando na formação lúdica buscamos o brincar e a infância, enfocamos o adulto de hoje e não a criança de ontem. Essa autora, reportando-se a uma citação de Madalena Freire, fala sobre as lembranças e as memórias que nos remetem ao material produzido neste livro:

"Histórias que entram em cena mediadas por suas lembranças. Tais lembranças necessitam ser faladas, escritas, lidas, assumidas, afirmadas, escutadas, para poderem, assim, ganhar status de memória, serem lapidadas. [...] Outra descoberta é conhecer a si próprio e aos outros, não só como sujeito cognitivo, mas também afetivo. Emocionar-se com as próprias lembranças e com as dos outros, avermelhar e chorar [...]. Todos esses instantes de nossas lembranças, quando coletivizados, nos comprovam que não temos só memória, mas “somos memória”, somos autores de nossa história pedagógica e política"2.

Na temática das intervenções a brincadeira de faz de conta, as narrativas, as histórias, memórias e jogos fazem parte do repertório em diferentes contextos da prática, como: centros de atenção psicossociais, creches, instituições de acolhimento, unidades básicas de saúde, centros de apoio à família e Organizações Não Governamentais (ongs).

Esperamos que este livro possa mostrar a riqueza das brincadeiras, de estar junto, de fazer com, além de inspirar novas práticas e experiências brincantes. E desejamos também que, com a leitura dos capítulos, o desejo de brincar aflore e possamos ouvir cada vez mais a pergunta: Quem quer brincar?

Andrea, Maria Ines e Carla

 

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11 C. Andrade, “A Formação Lúdica do Professor”, em Brasil, Ministério da Educação, Jogos e Brincadeiras: Desafios e Descobertas. Brasília, 2008.
2 Madalena Freire apud idem, ibidem, p. 59.

 

 

11 a 14.04.2018 - Seminário Internacional “Trabalho Portuário e Sindicalismo nos Portos em Tempos de Crise”

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Data:
11 a 14 de abril de 2018

Local: Auditório do Sindicato dos Petroleiros – Litoral – SINDIPETRO -Av. Conselheiro Nébias, 248 – Paquetá-Santos-SP-Brasil.

Inscrição: de 19 de janeiro a 9 de abril de 2018 em: http://www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/proximos-eventos

Objetivo: colocar em discussão o trabalho portuário e os caminhos do sindicalismo na construção dos enfrentamentos e das resistências em tempos de crise mundial do capital, a partir da construção de diálogo entre as (os) pesquisadoras (es) (Universidades e Instituições no Brasil, Portugal, Alemanha e Chile) e trabalhadores que constroem as relações dos sindicatos (federações e associações) com seus atores sociais no âmbito do trabalho portuário no Brasil e em outros países (Portugal, Espanha, Uruguai, Chile e Argentina). Espera-se o compartilhamento de saberes e possível visualização de novas ações que possam se somar no enfrentamento da exploração capitalista e na luta por garantia de trabalho.

Organização do Evento:

Unifesp-Universidade Federal de São Paulo (Profa. Dra. Fátima Queiróz, Profa. Dra. Liduína Oliveira e Késia Winter),
Fundacentro-Fundação Jorge Duprat Figueiredo (Engenheiro Josué Silva e Tarsila Ponce)
FESPSP-Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (Profa. Dra. Carla Diéguez)

Participação (na organização e nos dias do evento) de Estudantes da Unifesp:

Marina Broday (1° ano do Curso de Psicologia); Marcia Rodrigues (1° ano - Serviço Social);
Lívia dos Santos (1° ano - Serviço Social);
Luiz Felipe Coelho Ferreira (3° ano - Psicologia).

Apoio

International Dockworkers Council-IDC;
Sindicato dos Estivadores de Chile
Sindicato dos Estivadores de Argentina
Sindicato dos Estivadores de Uruguai
Coordinadora Estatal de Trabajadores del Mar (Espanha)
Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logística–SEAL (Portugal)
Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente e Cubatão (Brasil)
Sindicato dos Estivadores do Estado do Espirito Santo (Brasil)
Sindicato dos Estivadores dos Portos de Pernambuco (Brasil)
Sindicato dos Operários Portuários de Santos– Sintraport (Brasil)
Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista – Santos (Brasil)
Universidade de São Paulo – USP (Brasil);
Escola FIEMG de Formação Gerencial (Brasil)
Universidad Arturo Prat – Iquique (Chile)
GLU- Global Labour Network (Alemanha)
Centro de Excelência Portuária do Porto de Santos–CENEP - (Brasil)
Centro de Conhecimento Portuário e Retroportuário–CENCOPORT (Brasil),
Portogente (Brasil).
Radiosilva – Unifesp (Brasil)
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Brasil)

Clique aqui para conferir a programação.

 

Apoio Financeiro – FAPESP, processo n° 2018/00197-2 


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19 a 23.02.2018 - Curso de Férias sobre Meditação

Vimos divulgar à comunidade acadêmica que o módulo "Tópicos Avançados em Atividade Física e Saúde: Meditação e Artes da Presença" será oferecido ao graduandos do Campus em período excepcional, entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2018 (seg. a sex.).

Coordenado pelo prof. Vinícius Terra, o módulo teórico-prático tratará de técnicas e pesquisas em Meditação a partir dos estudos da presença, abordando relações entre arte, política e tecnologias da presença.

Não há pré-requisitos, a não ser a disponibilidade para experiências corporais. A avaliação será realizada pela produção de diários de práticas, trabalhos domiciliares e projetos de intervenções.

Com carga horária de 40 horas, acontecerá em período integral (das 9h às 18h), na Ana Costa 95 - Laboratório de Corpo e Arte.

Por se tratar de um curso em período de férias, as matrículas serão feitas manualmente. Os interessados deverão estar presentes e trazer seus crachás no primeiro dia de aula para se matricularem diretamente com o professor. O limite de vagas será 25 alunos e se dará por ordem de chegada, a partir das 8h do dia 19/02 (segunda-feira).

O módulo terá o caráter de Eletivo para os alunos de Educação Física e Optativo para os demais alunos. Dúvidas e informações poderão ser esclarecidas no email: alternativos.monitoria@gmail.com, ou diretamente com o professor após 1o. de Fevereiro.