Nota de Pesar - Falecimento da Profa. Regina Giffoni

Tomadas/os de gratidão e reconhecimento, nós, assistentes sociais, pesquisadoras/es e docentes do curso de Serviço Social e Direção Acadêmica do campus Baixada Santista, somadas/os à Reitoria da Universidade Federal de São Paulo/Unifesp, vimos manifestar a nossa irrestrita homenagem à querida Professora Regina Giffoni, como nós do Serviço Social a tratávamos ou, Regina Marsiglia, para os profissionais da área da saúde, como a própria Regina costumava explicar, dando ênfase nessa interação entre as áreas das Ciências Sociais Aplicadas e a Saúde Coletiva.

Regina Maria Giffoni Marsiglia, assistente social, pesquisadora, docente e militante, partiu serenamente no dia 16 de julho de 2017, deixando-nos tristes e com saudades dessa digna e generosa mulher.

Guerreira de muitas lutas, de múltiplos lugares, de intensa trajetória e importantes obras, sempre reafirmando a saúde e o ethos profissional que se consolida nas demandas e interesses da classe trabalhadora deste país.

Nessa trajetória profissional, tão profunda e respeitada por diferentes áreas, dedicava-se a ensinar e a aprender cotidianamente, pesquisando e produzindo conhecimento, especialmente no âmbito do Serviço Social e da Saúde Pública. Uma vida voltada à formação e ao trabalho profissional que produziu legados seja na relação com a ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), da qual foi uma das fundadoras, seja na ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social).

Entre tantos legados, um que muito nos orgulha é o seu protagonismo na luta pela implementação do curso de Serviço Social na Universidade Federal de São Paulo, projeto no qual esteve à frente nos anos 2007 e 2008, inscrevendo sua participação na história da
universidade e do curso de Serviço Social. Estendeu sua luta na consolidação do Programa Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde no campus Baixada Santista por meio de ativa participação na defesa desse importante campo de formação do exercício profissional.

Sempre disponível e presente, construindo saberes e afetos, Regina esteve conosco em muitos momentos importantes para o curso e para a vida acadêmica da Unifesp. Deixa muitas saudades!!!

Santos, 18 de julho de 2017.