Comunicado sobre o Restaurante Universitário

Informamos à toda a Comunidade do Campus BS que nosso contrato com a empresa do RU será suspenso (à partir de 27/01) até o início do 1o semestre letivo de 2022.

Contextualizando, demos início ao serviço no último dia 10 de janeiro, com uma nova empresa e com a expectativa, mediante nosso levantamento e também mediante o Edital de Contratação, de servirmos 150 almoços e 120 jantares.

Entretanto, nosso consumo diário ficou bastante abaixo deste quantitativo, atingindo um ápice de 85 refeições (entre almoço e jantar) num dia, mas numa média global de 58/dia. Com esses números, o contrato fica financeiramente insustentável para a empresa, que não consegue cobrir seus custos com funcionários, insumos e outras despesas.

Reduzindo o número de trabalhadores e o horário do jantar (uma alternativa), ainda assim a empresa nos informa que seriam necessárias minimamente entre 120 e 150 refeições diárias servidas para cobrir custos. Fizemos todos os esforços para o aumento dos usuários. Porém, com o término das UCs presenciais no inicio de fevereiro o número atual tende a não só não aumentar como também diminuir.

Todo contrato admite ajustes de até 25% para mais ou para menos (no caso do RU eles devem se preparar para 25% à mais ou a menos de refeições servidas). Acima ou abaixo desse percentual, a Universidade fere o Contrato e abre à empresa o direito de rompimento do mesmo. No nosso caso estamos muito abaixo do 25% para menos.

Caso houvesse rompimento do contrato, teríamos igualmente a parada do serviços e iniciaríamos todo o retrabalho de providenciar nova contratação até abril. Com a suspensão, a empresa permanece vinculada ao campus e é obrigada a retomar os serviços em abril. Essa situação mostrou-se ser o encaminhamento inevitável nesse momento.

Sabemos da essencialidade do serviço para todos e todas que vinham fazendo uso. Entretanto, mesmo com todos o esforços, há limites contratuais a serem observados.

Os créditos já pagos ficam reservados para o retorno do RU, não sendo perdidos.

Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.

Atenciosamente,

Direção de Campus