Nota de Pesar das Direções e Grupo DiV3RSO

Antônio, presente!
O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão DiV3RSO está enlutado!

Perdemos hoje o nosso amigo, extensionista e redutor de danos Antônio Cantarim.

Nos faltam palavras neste momento para expressarmos a tristeza, o luto e a falta que o jovem com olhos cor de céu já nos faz.

Antônio era um migrante, esperançoso e com uma vitalidade que nos jogava para a vida! Sentiu desde muito cedo todos os preconceitos, discriminações e formas de segregação. Em situação de rua viveu na carne a invisibilidade imposta e pujante desse sistema que se faz com exclusão. Entre idas e vindas, no Div3rso fez morada afetiva e nos mostrou que diante da precariedade da vida material há outras formas de se pensar e projetar humanidades!

Afetivo, solidário e muito sensível, falava das suas dores, mas era com ele e seu estilo Antônio de Ser que tínhamos as melhores risadas.

Antônio era como na canção: Uma força estranha! Força essa que foi soberana nas ruas, na sua resistência, na sobrevivência e, também, nos seus últimos dias no hospital.

Para nós fica o vazio da presença física desse jovem autêntico e questionador. Nos deixa como grande ensinamento a capacidade que há na humanidade de transcendência afetiva, essa que faz da sua existência um marco eterno nos corações de quem um dia teve a honra de conviver com esse grande Ser Humano!!!!

Vá em paz amigo!

Direção Acadêmica do Campus Baixada Santista
Direção do Instituto Saúde e Sociedade (ISS)
Direção do Instituto do Mar (Imar