Nota de repúdio à nomeação do Sr. Valencius Wurch Duarte filho para Coordenação Nacional de Saúde Mental

A comissão de Curso de Psicologia da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp Baixada Santista vem a público manifestar o seu repúdio à nomeação do Sr. Valencius Wurch Duarte filho para Coordenação Nacional de Saúde Mental que representa forte ameaça o atual modelo de Atenção Psicossocial em curso no Brasil.

O referido psiquiatra é conhecido por sua defesa ao modelo de tratamento psiquiátrico asilar e excludente, o oposto ao modo de cuidar garantido atualmente pela lei 10.216 que assegura o redireciomento do cuidado em Saúde Mental em curso em todo país. Defesa esta publicamente já expressa por ele ao criticar a Reforma Psiquiátrica deslegitimando o cuidado em liberdade.

O Brasil é reconhecido internacionalmente pelos avanços implementados com a Rede de Atenção Psicossocial articulada a partir do território existencial da pessoa com sofrimento psíquico. Neste sentido é inegável a necessidade de se manter e fortalecer os serviços abertos que garantem o cuidado territorial e comunitário, assim como o protagonismo de usuários e familiares na construção de coletiva da saúde mental.

Por isso, afirmamos e confirmamos nosso empenho e esforços para construção de uma sociedade sem manicômios, relembrando, que "A liberdade é terapêutica" definitivamente, terapêutica.


Santos, 17 de Dezembro de 2015.

 

Comissão de Curso de Psicologia