Nota de pesar pelo assassinato do professor Marcus Vinícius de Oliveira Silva

Toda vez que um justo grita,
um carrasco vem calar.
Quem não presta fica vivo,
quem é bom, mandam matar.
Cecília Meireles

É com grande consternação que lamentamos a morte brutal de Marcus Vinicius de Oliveira Silva, também conhecido pela alcunha de Marcus Matraga, ocorrida no dia 04/02/2016. Segundo as notícias veiculadas pela polícia e órgãos de imprensa, o psicólogo e professor aposentado da Universidade Federal da Bahia foi covardemente morto a tiros em Salinas da Margarida-BA. Ele não estava armado e não teve chance de se defender.

Marcus Vinicius foi um dos principais militantes da reforma psiquiátrica no Brasil, teve uma importante atuação nos Conselhos Federal e Regional de Psicologia e, nos últimos tempos, mediava conflitos de terra entre indígenas, quilombolas e fazendeiros no sul da Bahia.

Somamos a nossa voz ao coro dos que não apenas expressam sua consternação perante a brutalidade do fato, como também pedem providências no sentido de que se agilizem as diligências policiais para esclarecimento da autoria de sua morte, e que sejam tomadas as medidas necessárias à produção da justiça, especialmente quanto ao(s) mandante(s) do crime.

Subscrevem:

Programa de Extensão em Direitos Humanos e Cultura de Paz