Seleção para Projeto de Extensão: Cinema Subjetividade e Sociedade

Inscrições abertas para no projeto de Extensão “Cinema, Subjetividade & Sociedade: A Sétima Arte na Produção de Saberes” (Unifesp - Campus Baixada Santista).

Resumo: O presente projeto de extensão pretende utilizar a produção cinematográfica como meio de produção e circulação de diferentes saberes, sob as mais variadas temáticas, em contextos transdisciplinares e multiculturais. Procura utilizar o cinema como ferramenta para favorecer a interlocução entre a produção de conhecimentos acadêmicos e as mais variadas formas de produção e transmissão de saberes da sociedade. Deste modo, pretende estreitar as relações entre academia e sociedade de modo a fortalecer laços existentes com dispositivos da cidade, bem como potencializar a criação de novas relações. Tem como objetivo geral oferecer espaços itinerantes de ensino, pesquisa e extensão que utilizem a produção cinematográfica para a reflexão, questionamento, produção e aprofundamento de questões ligadas ao processo de constituição das diferentes configurações subjetivas existentes na contemporaneidade. As atividades constituem: apresentações de filmes, dentro e fora da universidade, em parceria com variados projetos de ensino, pesquisa e extensão, com o intuito de suscitar afetos e reflexões acerca de temáticas pré-definidas; criação de espaços de circulação de saberes com base nos filmes apresentados; criação de diferentes materiais a partir dos espaços criados: material de pesquisa, audiovisual,curtas, textos, debates, entre outros, com aprofundamento, questionamento ou produção de saberes específicos; criação de cursos relacionados à criação e análise da linguagem audiovisual. Dessa forma, procura-se estabelecer uma relação com as diversas demandas dos dispositivos utilizados e possibilidades que a Universidade oferece, possibilitando uma sólida formação profissional aos discentes e retorno social às comunidades envolvidas, tendo como eixo norteador a relação teoria-prática e a articulação ensino, pesquisa e extensão.

As atividades iniciais serão:
1. Reuniões de planejamento quinzenais, às segundas-feiras (13h30min às 15h00);
2. Pesquisa filmográfica e teórica para exibição dos filmes;
3. Atividades de contato, preparação e divulgação das exibições;
4. Atividade de exibição de filmes e discussão/debate/palestra/etc – 3 horas quinzenais
5. Produção de material a partir das exibições (diário de campo, audiovisual, etc);

Quantidade de vagas: 10 vagas

Processo seletivo: Os interessados deverão enviar uma carta de intenções (para o e-mail cinepsicobs@gmail.com) explicitando suas afinidades com o tema, os motivos pelos quais gostaria de participar do projeto, as possíveis contribuições e as disponibilidades de horários.
Cronograma inicial:
17 de março a 01 de abril: Recebimento das cartas de intenção para participar do projeto como extensionistas (inicialmente não estão previstas bolsas).
04 de abril, às 13h30min: apresentação do projeto e entrevistas de seleção.
05 de abril: divulgação dos resultados.

chamada_inscricoes.png