Direção de Campus/Direção Acadêmica do Campus Baixada Santista: dois anos de Diversidade e União!

No dia 18 de abril de 2015 iniciávamos nossa gestão, dizendo:

No Campus Baixada Santista, por entre aprendizagens e experiências, continuamos, rompemos, criamos, inventamos, em movimentos permanentes de diversidade e união.

Com trajetórias docentes marcadas pelo envolvimento, dedicação e compromisso com nosso Campus, em suas múltiplas atividades, ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão, tínhamos clareza dos desafios, mas estávamos (e continuamos) inspirados pelo projeto da expansão da Unifesp, pelo programa de expansão das universidades federais.

Os equívocos do processo de expansão, as lacunas e insuficiências que para alguns significa desgoverno e perda da qualidade acadêmica, sempre significaram para nós razões para avançar, aprendendo a fazer diferente, perseguindo os ideários da democratização do acesso e da permanência estudantil; das condições dignas de trabalho aos servidores técnicos administrativos em educação e docentes; da construção de projetos pedagógicos de cursos de graduação sintonizados e comprometidos com as demandas sociais; da defesa das políticas públicas; da produção de conhecimento socialmente referenciada e da inserção social criítica, propositiva e transformadora.

Sucedendo a duas gestões que se ancoraram nos princípios científicos, éticos, políticos e acadêmicos a favor da democratização do conhecimento, assumimos as tarefas, dentre outras, de consolidação do Instituto Saúde e Sociedade, da implantação do Instituto do Mar, de ampliação da articulação do Campus com a Baixada Santista. Tarefas enormes.... Tarefas para muitos e muitas mentes e mãos... Tarefas para diferentes tempos... Tarefas permanentemente resignificadas.

Na semana que completamos 02 anos de gestão, queremos registrar nossa gratidão a toda nossa comunidade: obrigada por acreditarem no Projeto do Campus Baixada Santista; obrigada por nos mobilizarem e ensinarem nas criticas, nos embates, nos diálogos; obrigada por ficarem ao lado, ora apoiando, ora indicando os erros, mas sempre presente!

Também agradecemos à Reitoria da Unifesp, pelas trocas, pelas aprendizagens, pelas convergências e dissonâncias, pelo apoio e pelas diversas conversas em prol da Universidade e do campus.

Agradecemos, ainda, aos municípios da Baixada Santista que com suas demandas e necessidades, vão nos auxiliando a encontrar o melhor tom, a mais adequada ação, a melhor e mais implicada atividade/projeto. Não existe o Campus Baixada Santista fora das águas históricas desta região.

E, reiteramos, que seguimos buscando a Diversidade e a União, na perspectiva da defesa da Universidade pública, principalmente em tempos com tão e tantos agudos e intensos ataques à democracia, às políticas sociais e aos direitos humanos.

E porque acreditamos que ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar” (Paulo Freire), seguimos em nossa gestão buscando na DIVERSIDADE que nos singulariza, os movimentos de UNIÃO que possibilitam avançar, superar, conquistar, viver, em nosso país, uma educação superior pública de qualidade, socialmente referenciada, eticamente implicada, cientificamente rigorosa e transformadora.

Santos, 17 de abril de 2017

Sylvia e Odair